KPIs de marketing: principais indicadores que todo gerente de marketing precisa acompanhar
Os KPIs de marketing são ferramentas essenciais para mensurar se essa estratégia realmente está trazendo os resultados que você espera para a sua empresa.
A sigla refere-se ao termo em inglês Key Performance Indicator, em português, Indicador-Chave de Desempenho.
Consiste em parâmetros que ajudam a medir o desempenho de diversos processos dentro de um negócio.
Por exemplo, existem KPIs para vendas, que apuram os números alcançados por esse setor; e os KPIs marketing, direcionado especificamente para essa área.
É sobre esse indicador que vamos conversar agora!
O que são KPIs e a sua importância para marketing
KPIs são ferramentas de gestão que ajudam uma empresa a analisar o resultado do seu desempenho em diferentes frentes.
Existem KPIs, ou Indicadores-Chaves de Desempenho, específicos para cada área, que ajudam a chegar a números que mostram como está a evolução de um negócio.
Por exemplo, há os KPIs financeiros, logísticos, de recursos humanos, de produção, de clientes, entre outros.
No que diz respeito aos KPIs de marketing, o principal objetivo é apurar os resultados que estão sendo alcançados com essa estratégia.
Dica de leitura: “Como aumentar a produtividade do time de marketing?”
O uso desses indicadores são importantes, pois, dependendo dos números apresentados, é possível identificar quais ações estão trazendo boas respostas, e quais precisam ser melhoradas para atingir o objetivo principal.
Os principais KPIs de marketing
A lista de KPIs de marketing engloba variados indicadores. A escolha do mais indicado para a sua empresa vai depender do processo que você pretende analisar.
Além disso, é possível trabalhar com mais de um indicador de desempenho simultaneamente e, com isso, obter uma visão ainda mais ampla e real da sua estratégia.
Para lhe ajudar, fizemos uma lista com os 7 KPIs de marketing mais importantes, aqueles que toda empresa deve utilizar, independentemente do segmento, que são:
- Visitantes;
- Leads por canal;
- CPL (custo por lead);
- CAC;
- ROI;
- Taxa de conversão;
- MQL.
Visitantes
Esse KPI de marketing tem como objetivo principal fazer uma análise do desempenho das suas postagens em blogs, redes sociais e outras soluções de marketing de conteúdo.
Como essa estratégia tem como foco atrair leads e convertê-los em clientes, o número de visitas e interações que as suas páginas recebem tem grande peso sobre esse resultado.
Número baixo de visitantes, por exemplo, pode indicar que os seus conteúdos não são relevantes e que não estão chamando a atenção do seu público-alvo.
Não deixe de ler “A importância do marketing de conteúdo na retomada da economia”
Leads por canal
Já este KPI tem como propósito mensurar quantos leads, ou seja, clientes em potencial, a sua estratégia de marketing conseguiu gerar em cada um dos seus canais, tais como landing page de alta conversão.
Custo por Lead
O Custo por Lead, ou simplesmente, CPL, é um indicador que vai lhe mostrar quanto a sua empresa está investindo em cada potencial cliente gerado.
De forma prática, o CPL nada mais é do que a soma de todos os gastos provenientes da geração de leads, dividido pelo número total de leads gerados no mesmo período.
Custo de Aquisição por Cliente
O Custo de Aquisição por Cliente, CAC, é similar ao CPL. Porém, esse KPI vai indicar quanto custa para a sua empresa conquistar cada novo cliente.
Retorno sobre o Investimento
Como o próprio nome sugere, o Retorno sobre o Investimento (ROI), indica quanto a sua empresa teve de lucro comparado ao valor investido na sua estratégia de marketing.
Taxa de conversão
Também autoexplicativo, esse é o KPI de marketing que mensura quantas conversões a sua empresa conseguiu, ou seja, quantos novos clientes, com uma determinada ação de marketing, por exemplo, links patrocinados, entre outras.
MQL
MQL é a sigla para Marketing Qualified Leads, na tradução, algo como “lead qualificado de marketing”.
Isso quer dizer que esse KPI mensura quantos leads realmente qualificados seu time conseguiu gerar com as estratégias utilizadas.
Aproveite e leia também “Geração de Leads: A estratégia para aumentar as vendas B2B”
Erros comuns em KPI de marketing
Entre os erros mais comuns relacionados ao uso de KPIs de marketing estão:
- não alinhar os indicadores com os objetivos da sua empresa;
- usar indicadores em excesso que mais confundem do que trazem bons parâmetros;
- não usar os resultados obtidos como base para melhorar os processos.
Gostaria de saber como mensurar os resultados das suas campanhas de marketing? Então solicite agora um diagnóstico gratuito de marketing digital!