A importância do marketing de conteúdo na retomada da economia
A pandemia provocada pelo novo coronavírus impactou a vida e a economia do mundo inteiro. No caso das pequenas e médias empresas (PMEs), gerou perdas econômicas bastante significativas, que levaram à retenção de gastos, inclusive em marketing.
Por outro lado, segundo pesquisa realizada pela IAB UK (The Internet Advertising Bureau), metade das PMEs entrevistadas considera a importância do marketing de conteúdo na retomada do mercado.
Apesar da crise gerada pela Covid-19, 63% das empresas que participaram dessa pesquisa afirmaram que as campanhas on-line pagas são uma boa maneira de ter um retorno satisfatório sobre o investimento, com a atração de novos clientes e a possibilidade de mais vendas.
Considerando tudo isso, entenda como o marketing digital pode ajudar seu negócio durante essa fase desafiadora, e veja o que é preciso para se sair bem no processo de retomada econômica com essa estratégia.
Como o marketing de conteúdo na retomada vai lhe ajudar
Outro estudo que mostra a importância do marketing de conteúdo na retomada da economia foi feito pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, Endeavor Brasil e Resultados Digitais, em julho deste ano.
O levantamento apontou que 85,6% das PMEs concordam que o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias quando o objetivo é retomar suas vendas.
Isso pode ser facilmente compreendido ao avaliar seus benefícios, que ressaltam ainda mais a importância do marketing de conteúdo na retomada, tais como:
- ajuda a gerar mais leads qualificados para as vendas;·
- promove o aumento do tráfego orgânico (gratuito);
- cria um estímulo para o público interagir com a marca;·
- tem baixo custo comparado a outras estratégias e gera bom retorno de investimento;
- permite a criação de materiais que podem ser utilizados por muito tempo.
Além disso, o marketing de conteúdo é uma estratégia que ajuda a atrair clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, sua empresa pode impulsionar a jornada de compra e garantir o sucesso do cliente a qualquer tempo.
Em outras palavras, o material utilizado para o marketing digital estará sempre disponível e cumprindo o seu papel, que é atrair novos compradores. Isso já não acontece com mídias impressas, por exemplo, que podem ser facilmente descartadas.
A importância de diversificar suas estratégias
Seja para quem já faz marketing de conteúdo, ou para quem deseja iniciar nesse trajeto, é sempre importante investir na diversificação, ainda mais neste período de retomada.
Para conseguir isso, veja algumas dicas que você pode colocar em prática para obter resultados ainda melhores com essa estratégia.
Pense no seu cliente
Todas as estratégias de marketing — em especial as que estão sendo criadas em tempos de pandemia e que visam atender ao novo comportamento do consumidor — devem seguir o princípio básico: falar a língua da persona.
Para isso, crie conteúdos e peças que realmente ajudem o seu cliente neste momento. Assim, a empresa se destaca dos concorrentes e não passa a imagem de estar apenas focada em vender mais.
Explore (ainda mais) seus canais digitais
Uma comunicação efetiva com o seu público é ainda mais importante durante uma crise. Por isso, investir no seu site, blog, campanhas e redes sociais, é uma maneira de estar ainda mais perto dos clientes.
Em um momento de fragilidade, aumentar essa conexão faz toda a diferença.
Avalie o que sua empresa está oferecendo
Para as empresas que já trabalham com marketing de conteúdo, fazer uma análise do que foi produzido anteriormente pode ajudar bastante na fase de retomada.
Um dos motivos é que isso contribui para ideias de produções futuras, ou ainda para identificar assuntos anteriormente abordados que podem ser reciclados por se manterem atuais e relevantes.
Ainda pensando em atualizações (agora válido para todas as empresas), além das mídias digitais, é importante repensar também nos produtos e serviços que estão sendo oferecidos pela empresa, especialmente para analisar se são condizentes com o atual momento que estamos vivendo.
Por que fazer a reformulação do seu produto/serviço
Estamos em um período ideal para reinventar e criar novas oportunidades. Nesse ponto, usar o marketing de conteúdo para ficar mais perto do seu cliente é uma forma de apresentar esse novo e entregar o que seu público precisa.
A ideia principal é que o seu negócio traga soluções diferenciadas dentro do seu nicho de atuação, pensando em como pode realmente ajudar seu público neste momento.
Por exemplo, combos, pacotes promocionais, produtos digitais, entre outros, podem ser uma boa saída.
Academias, cursos e escolas de dança são bons exemplos de empresas que estão trilhando esse caminho. Várias passaram a oferecer aulas on-line, até mesmo para quem não é aluno, o que tende a gerar bom retorno na volta das atividades.
Há também empresas que investiram no delivery, outras repensaram seus preços, controlando os custos e até diminuindo um pouco a margem de lucro, tudo para continuarem atrativas ao público e competitivas no mercado.
Ou seja, cada negócio reformula suas estratégias, produtos e serviços de acordo com as possibilidades. O mais importante neste momento é não oferecer mais do mesmo.
Somado a tudo isso, com a orientação clara do isolamento social, é essencial estar presente nos canais digitais. Por isso, contar com o marketing de conteúdo na retomada é uma ótima forma de driblar a crise e impulsionar as PMEs.Quer turbinar seu site com mais conteúdos e sair na frente nessa retomada? Entre em contato conosco agora!