Reabertura do comércio: saiba como preparar o seu negócio para o pós-pandemia
A reabertura do comércio tem sido um dos assuntos mais comentados do momento. Entre os motivos, está o fato que a pandemia da Covid-19 mudou os hábitos dos consumidores.
Por conta disso, as empresas estão buscando novas estratégias de mercado para superar esse período desafiador.
É natural que todo empresário, em algum momento, atravesse alguma crise em seu negócio. Quando isso acontece é preciso ver como uma oportunidade de aprendizado, crescimento, bem como buscar saídas criativas.
No entanto, o coronavírus colocou todos em uma condição sem precedentes. A pergunta que fica então é “Como preparar a sua empresa para a reabertura do comércio pós-pandemia”?
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Como as novas tendências de consumo impactam na reabertura do comércio
Em um tempo de incertezas, como o provocado pela pandemia, é comum se questionar como será a vida depois dessa fase.
Quando o foco é a reabertura do comércio, é preciso avaliar as perdas desse período e se atualizar sobre como será o comportamento dos consumidores ao seu término.
Uma tendência inegável é a transformação digital. Com as portas fechadas, diversas empresas investiram nas vendas pela internet.
Por isso, os empreendedores que ainda não atuavam dessa maneira, precisaram implementar uma forma urgente de delivery e ter mais presença on-line.
Além disso, a própria comunicação nas mídias sociais também mudou, exigindo mais dinamismo e proximidade com o público. Dessa forma, a maneira de conversar com os clientes ficou mais personalizada e tende a permanecer assim.
Por todos esses motivos, os comércios que dependiam de outras formas de publicidade, como as mídias impressas, viram a necessidade urgente de direcionar seus esforços para o Marketing Digital.
Isso mostrou a importância do site para a empresa, um dos pontos de partida para esse novo posicionamento.
Esse fato é comprovado com o exemplo da rede de streaming Netflix, que ganhou cerca de 16 milhões de novos assinantes apenas no mês abril.
Ou seja, a pandemia mostrou (e impulsionou) a tendência de um mundo cada vez mais digital.
Como preparar o seu negócio para o ambiente digital
Apesar de as crises serem parte de qualquer negócio, o mercado ainda não havia enfrentado um período tão impactante quanto o promovido pela chegada do coronavírus. Além dos cuidados extras com a saúde, a economia do mundo inteiro foi afetada.
No modelo do “novo normal” é preciso conciliar o on-line com o off-line. Por isso, usar ferramentas para estar mais próximo do seu público é imprescindível.
O próprio distanciamento social mudou a forma como o consumidor age, levando-o a utilizar cada vez mais a internet para adquirir produtos e serviços.
Com isso, uma loja virtual, por exemplo, foi uma forma de promover uma melhor experiência do cliente durante esse período.
Porém, ainda que cada vez mais informatizados, os esforços para humanizar as marcas somam pontos positivos neste momento. Assim, dicas, ações solidárias ou um entendimento mais claro da atual necessidade do cliente são atitudes que fazem a diferença.
Por isso, não entre na briga de preços, dobre o seu valor agregando um atendimento mais humanizado. Isso fará com que o público reconheça (e procure) a sua empresa também depois da crise.
Novos serviços e produtos para a reabertura do comércio
Ao entender uma nova tendência direcionada para os esforços on-line, é possível perceber como o Marketing Digital consegue fortalecer um negócio mesmo em meio a um cenário conturbado. Sendo assim, este é o momento ideal para criar serviços à distância, além de produtos digitais.
Essa porta era o que faltava para diversos negócios realmente colocarem em prática a migração tecnológica que ficará ainda mais forte no mundo pós-pandemia.
Nossa dica, portanto, é que reúna os pontos fortes da sua marca para resolver as necessidades atuais do seu consumidor. Isso pode ser feito com vídeos, e-commerce, aplicativos ou mesmo melhorando a experiência do usuário ao reformular o site da sua empresa.Mantendo a atenção nas novas tendências de consumo, sua empresa estará pronta para lucrar ainda mais com a reabertura do comércio.Quer ingressar nessa migração digital quanto antes? Então confira como a PixDigital pode ajudar você a preparar a sua empresa para a retomada!