Como gerar leads qualificados para vender mais?
Saber como gerar leads qualificados é essencial em uma estratégia de Inbound Marketing, você já deve ter ouvido isso.
Mas antes de falarmos como fazer, responda: você sabe exatamente o que são leads?
Leads são clientes em potencial. Ou seja, pessoas que demonstraram, de alguma forma, interesse pelo produto e/ou serviço que a sua empresa oferece.
Essa “demonstração de interesse” foi constatada porque ele deixou algum dado para você, por exemplo, e-mail, telefone etc, em um cadastro, formulário do site, entre outros meios de captação.
Com informações como essas nas mãos é possível “qualificar o lead”, que consiste em encaminhá-lo para que tome sua decisão de compra. Por esse motivo, saber como fazer isso é tão importante para o crescimento de uma empresa.
Uma boa qualificação de leads tem impacto direto no seu volume de vendas e, consequentemente, na lucratividade do seu negócio. E é justamente sobre isso que vamos falar agora!
Por que gerar leads qualificados?
Com a democratização do acesso à internet, é possível realizar compras em poucos cliques. Esse modelo mudou a forma como o consumidor decide adquirir um produto.
Muitas vezes, esse cliente já chega em uma loja sabendo o tipo, as funcionalidades e a média de preço do produto que deseja comprar.
Pensando nessa transformação digital, é importante saber como oferecer o seu serviço ou produto para esse possível comprador que está pesquisando on-line.
Então a dúvida que surge é: como fazer isso? Uma maneira é utilizando iscas digitais para capturar a atenção desse visitante.
Assim, quando você oferecer um material relevante e conseguir as informações dessa pessoa, ela passa a ser um lead da sua empresa.
Porém, é fundamental continuar esse relacionamento para deixar o possível cliente engajado. Essa estratégia é o que ajuda a aumentar as vendas.
Quais são as possíveis iscas para gerar novos leads?
A isca digital é uma técnica do Marketing de Conteúdo. Esse material tem o objetivo de fazer com que o usuário seja atraído para deixar seus canais de contato.
Em troca desses dados, ele tem acesso a um conteúdo rico sobre uma solução que lhe interessa, e que o seu negócio oferece.
Veja o que você pode oferecer para conseguir isso:
- e-book: os livros digitais em PDF permitem se aprofundar em assuntos que sejam do interesse do seu lead;
- aulas e palestras: podem acontecer ao vivo pelo GoMetting, WebinarJam, YouTube etc. No final, você convida o espectador para adquirir um de seus produtos ou serviços;
- planilhas: caso sua empresa ofereça serviços de controle, gestão, finanças, entre outros, esse conteúdo é uma considerável forma de isca digital;
- infográficos: a mistura de texto e imagens facilita a compreensão de um determinado tema e ajuda a atrair o lead;
- pesquisas e estudos: ofereça estudos mais completos sobre temas pertinentes ao seu ramo de atuação;
- quiz: convide o visitante da sua página a participar de testes rápidos sobre assuntos de interesse dele.
Como deixar os leads engajados?
Mas depois de atrair o lead é fundamental manter a comunicação com esse seu novo contato. Essa ação é importante para que esse visitante se transforme em um lead qualificado para o time de vendas.
Em geral, os e-mails são um bom caminho para manter a nutrição de leads. Por isso, a sugestão é preparar fluxos de e-mail marketing para continuar falando com esse cliente em potencial.
Você pode enviar mais conteúdos interessantes, ou mesmo exemplificar as vantagens que terá caso decida pela compra efetivamente.
Nesse processo, busque educar, guiar e criar ofertas de urgência para que esse potencial cliente entenda que é a hora de fazer a sua aquisição.
Onde divulgar seu conteúdo para gerar leads?
O próximo passo para saber como gerar leads qualificados é fazer a divulgação do seu conteúdo, a fim de atrair o público. Para essa função, é bem importante criar uma Landing Page.
Com essa página on-line você captura nome, e-mail, telefone e qualquer outra informação que julgar relevante sobre o lead.
Para levar sua audiência à Landing Page, anuncie no seu blog, no site da sua empresa e/ou em suas redes sociais, com mensagens que mostram o valor da oferta, por exemplo: “E-book grátis: Descubra como aumentar em 100% sua produtividade no home office!”
Dessa forma, você espalha o seu conteúdo e tem mais chances de atrair pessoas interessadas no seu material, produtos e/ou serviços.
Agora que você já sabe como gerar leads qualificados para vender mais, coloque essas estratégias em ação. Com certeza, sua empresa vai conseguir diversas novas oportunidades de vendas!Quer gerar mais leads? Então confira como a PixDigital está ajudando várias empresas a aumentar a sua base de leads!