O que são OKRs? Exemplos, erros comuns e como implementar na sua empresa
Você sabe o que são OKRs? Sigla do termo Objectives and Key Results, consiste em um sistema que ajuda a definir metas específicas para um determinado objetivo.
Em outras palavras, é o alinhamento de um objetivo a ser alcançado com as métricas que vão ajudar a acompanhar essa evolução.
Confira, agora, como funciona, exemplos e como aplicar na sua empresa.
O que são OKRs e a sua importância
OKRs são definições de metas para um objetivo em especial. Criado pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, essa metodologia se tornou realmente conhecida quando passou a ser utilizada pelo gigante Google.
A fórmula dos OKRs, basicamente, é “Eu vou (objetivo) medido por (este conjunto de Key Results)”.
No caso, os objetivos são resumo do que se pretende alcançar. Ele deve ser qualitativo, explicado de maneira simplificada, de fácil entendimento e motivador para os envolvidos.
Já o Key Results são as métricas que serão utilizadas para mensurar o processo conquistado rumo a esse objetivo.
Os Key Results são quantitativos e devem ser mensuráveis. O indicado é utilizar entre 2 a 5 métricas para cada objetivo.
Exemplo de OKRs
Para ficar mais claro o que são OKRs, vamos utilizar um exemplo. Imagine que a sua empresa queira aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. Esse, portanto, é o seu objetivo.
Como Key Results, você pode utilizar pesquisas de NPS (Net Promoter Score), CSAT (Customer Satisfaction Score) e CES (Customer Effort Score).
A NPS vai mensurar o nível de satisfação do seu cliente e o grau de fidelidade dele com a sua marca.
A CSAT solicita que ele dê notas para a área que deseja avaliar, tais como suporte, venda, atendimento etc.
Já a CES ajuda a medir o nível de esforço do seu consumidor para adquirir um produto, conseguir entrar em contato com a sua empresa, entre outros pontos que podem impactar na sua satisfação.
Assim, aplicando a fórmula neste exemplo temos:
“Eu vou aumentar o nível de satisfação dos clientes, medido por NPS, CSAT e CES”
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Erros comuns com OKRs
Ainda que a metodologia OKRs seja ágil, simples e transparente, quando não aplicada corretamente pode não trazer os resultados esperados.
Por isso, é importante que você conheça também os erros mais comuns a fim de evitá-los, os quais, de modo geral, são:
- criar muitos OKRs para a empresa;
- não fazer o acompanhamento, nem os ajustes necessários;
- não alinhar o OKRs com o seu time, ou seja, deixar de dividir a utilização desse novo método no seu negócio;
- ver a metodologia OKRs como uma lista de tarefas a serem cumpridas.
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Diferença entre OKRs e KPIs
Ainda que o conceito sobre o que são OKRs tenha ficado mais claro, é bastante comum as pessoas confundirem com KPIs.
KPI é a sigla para Key Performance Indicators que, em português, pode ser definido como Indicadores-chave de Desempenho.
Trata-se de métricas utilizadas para mensurar resultados obtidos em determinados períodos, a fim de verificar se esses números estão de acordo com o pretendido pela empresa.
Já OKRs, como explicado anteriormente, é o alinhamento de um conjunto de KPIs a um objetivo específico, a fim de obter resultados melhores.
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