Growth Hacking: conheça o método para crescer exponencialmente
A principal proposta do Growth Hacking é encontrar meios de fazer a sua empresa crescer de maneira rápida e escalável.
Para isso, são identificados pontos na sua estratégia de marketing que podem ser aprimorados com soluções simples e de baixo custo.
Por meio de testes, é encontrada a solução que vai trazer maior rendimento para a sua empresa, ajudando-a não apenas a aumentar as vendas, mas também em número de clientes, além de melhorar a imagem da marca perante o mercado.
Mas quais outras vantagens o Growth Hacking pode trazer para o seu negócio? Que profissional pode lhe ajudar a alcançar esses resultados? Como iniciar essa estratégia?
Essas questões, e muitas outras, serão esclarecidas agora. Por isso, continue a leitura!
O que é Growth Hacking?
Growth Hacking é uma estratégia de marketing que visa o crescimento rápido de um negócio utilizando, para isso experimentos de hipóteses.
Segundo Sean Ellis, empresário, investidor anjo, e consultor de startups criador do termo em 2010, “Growth Hacking é marketing orientado a experimentos”.
Inicialmente criada e utilizada para potencializar o crescimento e a sustentabilidade de startups, a metodologia ganhou o mundo e vem sendo, cada dia mais, utilizada por empresas de diversos segmentos.
Na prática, o Growth Hacking consiste em, basicamente, pensar fora da caixa. A ideia é encontrar pontos que podem ser melhorados de forma inteligente, criativa, com baixo custo, para fazer a empresa crescer rapidamente.
Exemplos de Growth Hacking
Para que o conceito de Growth Hacking fique ainda mais claro, vamos apresentar alguns exemplos de negócios que utilizaram (e ainda utilizam) a estratégia, a qual foi crucial para a sua mudança de patamar.
Dropbox
O marketing do Dropbox, serviço de armazenamento em nuvem, inclusive, foi iniciado por Sean Ellis, criador do Growth Hacking.
A empresa apenas sugeriu aos seus clientes que indicassem o serviço para outras pessoas em troca de mais espaço de armazenamento. Com isso, conseguiu crescer 60% em 30 dias.
A proposta da marca, ainda que extremamente simples, viralizou. Isso porque, quanto mais pessoas indicadas e assinavam o serviço, mais espaço ganhava o cliente que as indicou.
Hotmail
Na busca por soluções para crescer mais rápido, investidores e estrategistas de marketing do Hotmail, serviço de correio eletrônico gratuito, pensaram em diversas saídas.
A escolhida consistia em colocar no final de cada e-mail enviado a frase: “OBS: Eu te amo. Tenha o seu e-mail grátis no Hotmail”.
A ideia chega a parecer primária, mas visto que o Growth Hacking visa experimentar hipóteses, resolveram arriscar.
A estratégia deu tão certo que levou ao aumento de 3.000 novos usuários por dia, fazendo com que a empresa dobrasse sua base de 500 mil para 1 milhão em apenas 6 meses, o que levou, também, a ser comprada pelo Microsoft.
O Facebook é uma organização que utiliza diversas estratégias de Growth Hacking. Uma das utilizadas visou a retenção de seus usuários.
Em uma análise, a rede social percebeu que quem adicionava 7 pessoas nos primeiros 10 dias de da criação da conta apresentava muito mais chances de se manter ativo.
Considerando esses números, a empresa criou uma ação simples, que foi incentivar a pessoa a associar um e-mail na hora de criar seu perfil. Desse modo, o Facebook pode enviar sugestões de amizade, incentivando que o usuário continuasse usando a rede social.
Quais as principais vantagens do Growth Hacking para as empresas?
Deu para perceber que o Growth Hacking é uma estratégia barata e que traz resultados bastante significativos para as empresas, concorda?
E a proposta é justamente essa: identificar pontos nos quais podem ser feitos pequenos ajustes de modo que impulsionem o crescimento da empresa de maneira rápida e efetiva.
Por isso, o uso do Growth Hacking em um negócio traz diversas vantagens, tais como:
- aumento da competitividade do negócio em seu setor de atuação;
- permite aplicar melhorias a baixo custo financeiro;
- contribui para atrair mais clientes;
- ajuda a fidelizar os clientes que já estão na base;
- ajuda a divulgar a marca;
- aumenta o poder de relevância e autoridade da empresa;
- trazem resultados mais rápidos e baratos do que o marketing tradicional
Qual o profissional responsável por essa estratégia?
Mas para que tudo isso seja alcançado, é fundamental contar com ajuda de quem entende de Growth Hacking.
O Growth Hacker, como é chamado, é um profissional que atua com foco no crescimento escalável de uma empresa.
Para isso, ele cria e testa ações que visam conectar o público e o mercado ao negócio, aumentando seu faturamento sem gerar gastos na mesma proporção.
De modo geral, um Growth Hacker tem experiência na área de marketing, o que contribui para aplicação da parte técnica da estratégia. No entanto, é fundamental também que conheça todos os processos de venda da empresa, bem como o comportamento de seus consumidores.
Para tudo isso, um bom Growth Hacker precisa ter algumas habilidades básicas:
- conhecimento de métricas;
- perfil analítico;
- curiosidade;
- criatividade;
- perseverança;
- paciência;
- rapidez nos pensamentos e nas ações;
- resiliência;
- foco.
Além disso, conhecimento em outras áreas, bem como às complementares do marketing, também fazem bastante diferença na atuação desse profissional, tais como:
- SEO (Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca);
- experiência do usuário;
- manutenção e atualização de sites;
- marketing de conteúdo;
- marketing viral (Search Engine Marketing-SEM, Targeting Blogs etc).
Como fazer Growth Hacking na prática?
De forma prática, o início do Growth Hacking se dá com a criação do funil do Growth Hacking. Similar ao funil de vendas, é composto por etapas de aquisição, ativação, retenção, receita, indicações.
No entanto, essa sequência pode não ser limiar. Por isso, é preciso fazer ajustes conforme sua evolução. Para isso, é importante que você e sua equipe:
- gerem novas ideias;
- selecionem as melhores e com mais potencial de resultado;
- transformem a ideia em hipótese e essa em teste;
- iniciem os experimentos;
- mensurem os resultados;
- façam os ajustes necessários.
Parece trabalhoso? Por isso, é tão importante contar com profissionais especializados em Growth Hacking. Dessa forma, você deixa a estratégia nas mãos de quem entende e pode se dedicar a outras áreas do seu negócio.
Como aprender mais sobre Growth Hacking? Principais livros sobre o tema
No entanto, nada impede que você se aprofunde no assunto e passe a conhecer um pouco mais sobre o tema.
Para lhe ajudar nessa questão, fizemos uma lista com os principais livros de Growth Hacking. Olhe só!
Hacking Growth (Sean Ellis)
Nada mais justo do que o pioneiro do Growth Hacking encabeçar esta lista. No livro “Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido”, Sean Ellis e Morgan Brown explicam tudo o que é preciso saber sobre essa estratégia.
Ou seja, leitura obrigatória para quem está dando os primeiros passos nessa jornada.
Growth Hacker Marketing (Ryan Holiday)
Neste livro (disponível apenas em inglês), o autor Ryan Holiday explica como fez a transição da American Apparel, empresa na qual atuava como diretor de marketing, para uma versão de estratégia atualizada e alinhada ao Growth Hacker.
Trazendo também os cases do Facebook, Airbnb e Dropbox, Holiday explica como se tornar um gigante sem gastar com marketing tradicional.
TOP 101 Growth Hacks (Aladdin Happy)
Aladdin Happy divide neste livro sua experiência de testes dos melhores hacks de crescimento que encontrou na internet, e de como isso deu início ao seu projeto de compartilhar via e-mail, diariamente, um serviço de assinatura com dicas de crescimento.
Em três meses, sua empresa já contava com 17 mil assinantes, entre eles grandes nomes como Disney, Microsoft, Salesforce, Coca-Cola, LinkedIn, entre outras.
Achou interessante? Então aproveite que está aqui e amplie ainda mais seu conhecimento. Confira agora os nossos materiais gratuitos e turbine sua estratégia de marketing digital!