Como vender mais com Social Selling no LinkedIn
Usar técnicas de Social Selling no LinkedIn significa utilizar essa rede social para prospectar potenciais clientes e, consequentemente, vender mais.
Uma pesquisa apontou que 80% dos CEOs das 50 maiores empresas do mundo usam as redes sociais, incluindo o LinkedIn, e consideram esse um importante canal para fazer negócios.
No entanto, não basta estar presente na rede, ter uma boa foto de perfil e postar algo esporadicamente.
Para realmente explorar essa rede como uma plataforma de negócios B2B é preciso utilizá-la de forma estratégica. E é isso que vamos lhe ensinar hoje.
O que é Social Selling
Social Selling pode ser definido como uma venda social. No caso do Social Selling no LinkedIn, consiste em aplicar as técnicas dessa estratégia para usar esse canal como fonte de prospecção e de novos negócios.
Mas por que você deve fazer Social Selling no LinkedIn? Um dos motivos é o que apontam as pesquisas.
Segundo levantamentos, 72,6% dos vendedores que utilizam esse recurso no seu processo de vendas têm resultados 23% melhores do que aqueles que não utilizam.
Além disso, 10,8% dos vendedores que usam Social Selling fecham 5 ou mais negócios via redes sociais e 82% conseguem alcançar suas metas por meio desses canais de contato.
Como prospectar com Social Selling no LinkedIn
Mas o que você precisa fazer para conquistar resultados tão bons quanto esses usando o Social Selling no LinkedIn?
Comece preenchendo adequadamente o seu perfil
- escolha uma foto nítida, atual, que transmita profissionalismo e que tenha relação com o segmento no qual atual;
- se apresente com clareza, incluindo seu cargo e o nome da sua empresa;
- faça um resumo da sua experiência profissional que seja atrativo e que traga informações sobre os seus melhores resultados.
Inicie sua participação na rede social
- pesquise sobre os grupos relacionados ao seu segmento e procure participar ativamente deles, usando as interações para fazer contatos amigáveis e tornar seu nome conhecido entre os participantes;
- crie conteúdos próprios, relevantes, de qualidade e que tragam informações interessantes e atrativas para o público que pretende alcançar.
Aplique as técnicas de Social Selling
- inicie sua prospecção aumentando seu networking. Para isso, faça pesquisas segmentadas utilizando a busca avançada do LinkedIn para encontrar profissionais e empresas que lhe interessam;
- promova um primeiro contato com esse perfis, fazendo a solicitação de conexão e criando uma mensagem breve para se apresentar de forma personalizada, mas convidativa;
- após seu prospect aceitar seu convite, inicie um diálogo, que pode ser com uma simples mensagem de boas-vindas;
- não deixe que esses novos contatos se tornem apenas números de conexões na sua página. Busque promover novas conversas, a fim de construir boas relações;
- conforme os laços forem se estreitando e o interesse do lead aumentando, utilize outras ferramentas e canais para interagir e direcionar essa relação para o mundo offline, momento no qual você vai apresentar as soluções que a sua empresa oferece mais amplamente.
Impulsionando sua participação no LinkedIn
Usar Social Selling no LinkedIn exige dedicação e envolvimento. No entanto, como você pode ver nos números que apresentamos, é uma estratégia que vale a pena, pois gera bons resultados.
Mas para chegar até eles é preciso cadência nas suas atividades e publicações. Se você dedicar, pelo menos, 30 minutos do seu dia para se relacionar com seus prospects no LinkedIn, pode ser o suficiente para aumentar suas vendas.
E para aumentar a sua participação e promover ainda mais engajamento, veja mais algumas técnicas que você pode colocar em prática:
- mantenha seu perfil sempre completo e otimizado para ser encontrado pelas pesquisas. Se conseguir recomendações é melhor ainda;
- publique uma atualização de status uma vez por dia;
- agende lembretes de acompanhamento para manter sua frequência de postagens;
- participe dos grupos os quais faz parte, no mínimo, uma vez por semana;
- interaja com os conteúdos que seus potenciais clientes compartilham;
- siga as empresas de seus clientes e prospects;
- se possível, crie artigos próprios e faça publicações periódicas.
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