OKR de marketing: o que é, exemplos e como implementar no departamento de marketing
OKR de marketing é uma metodologia de gestão de metas específica para esse departamento.
De uma maneira resumida, significa definir um conjunto de metas para cada objetivo a ser alcançado.
A metodologia OKR foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas se tornou realmente conhecida quando passou a ser utilizada pela Google, ajudando a empresa a suportar o crescimento.
Mas por que o OKR de marketing é tão importante? Em quais pontos desse setor essa estratégia pode ser aplicada? Seria OKR o mesmo que KPI?
Confira essas e outras respostas agora!
O que é OKR de marketing
OKR é a sigla utilizada para o termo em inglês Objectives and Key Results, em português, Objetivos e Resultados-chave.
Consiste em um sistema que ajuda a definir metas específicas para cada objetivo que se pretende alcançar.
Entenda tudo sobre o assunto no artigo “O que são OKRs? Exemplos, erros comuns e como implementar na sua empresa”
Assim, OKR de marketing é a definição de metas e indicadores-chave que ajudam para que esse departamento alcance os objetivos pretendidos.
Exemplos práticos de OKRs de marketing
Para a definição de OKR de marketing ficar ainda mais clara, vamos utilizar alguns exemplos práticos da sua aplicação.
Exemplo 1
Objetivo: tornar o blog da sua empresa referência no segmento
Resultado-chave:
- aumentar o número de postagens de 1 para 3 vezes na semana;
- aumentar em 30% o número de visitas orgânicas;
- trabalhar as 20 primeiras palavras-chave apontadas nas pesquisas.
Exemplo 2
Objetivo: gerar mais leads qualificados
Resultado-chave:
- aumentar a taxa de conversão com landing pages em 40%;
- captar mais de 500 e-mails por mês;
- produzir 2 conteúdos ricos por mês.
Exemplo 3
Objetivo: fortalecer a sua marca
Resultado-chave:
- receber 200 avaliações positivas no Google por mês;
- fazer 2 publicações com influenciadores por semana;
- ter 2 entrevistas publicadas em portais do segmento todos os meses.
Exemplo 4
Objetivo: melhorar o ranqueamento dos conteúdos no Google
Resultado-chave:
- produzir 4 artigos mensais com mais de 1.000 palavras cada;
- aprimorar o SEO dos artigos já publicados;
- se fixar entre as 5 primeiras posições dentro de, no máximo, 1 mês.
Leia também “Saiba como o marketing de conteúdo fará você vender mais!”
A diferença entre OKR e KPI de marketing
É bastante comum confundir OKR de marketing com KPI de marketing. No entanto, é fundamental deixar claro que ambos têm conceitos e aplicações diferentes.
Enquanto os OKRs alinham os seus objetivos a metas específicas, os KPIs ajudam a mensurar os resultados.
KPI é a sigla utilizada para Key Performance Indicator, na tradução, Indicador-Chave de Desempenho. Consiste em parâmetros utilizados para medir como está o desempenho dos seus processos.
Os KPIs de marketing mais utilizados ajudam a mensurar, por exemplo, as taxas de conversões em determinada estratégia, o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), entre outros.
Confira no artigo “KPIs de marketing: principais indicadores que todo gerente de marketing precisa acompanhar” tudo sobre o assunto!
Por que todo gerente de marketing deve definir OKRs
Definir OKR de marketing vai lhe ajudar a organizar melhor as estratégias que estão sendo aplicadas para crescimento da empresa.
Com essa definição mais clara, também fica mais fácil priorizar e acompanhar as atividades que estão sendo executadas, aumentando também a produtividade.
Além disso, essa metodologia ajuda a identificar mais facilmente o que está dando certo e o que requer ajustes para trazer os resultados esperados.
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