Geração de Leads: A estratégia para aumentar as vendas B2B
“Quer saber mais?”, “Não vá embora ainda” ou “Que tal conhecer melhor?” Com certeza, você já viu caixas de diálogos com essas frases surgindo na sua tela no momento em que estava prestes a sair de um site. Ou ainda, pop-ups solicitando o seu e-mail para liberar um artigo completo ou para que um download pudesse ser disponibilizado, por exemplo.
Esses são os mais comuns modelos de geração de leads utilizados atualmente nos sites de empresas B2B.
Alertas assim fazem parte de uma assertiva estratégia de Marketing Digital que tem por objetivo conhecer melhor o público que demonstrou interesse nos conteúdos e, por consequência, estreitar os laços entre eles e o seu negócio. Entenda mais sobre isso neste post!
O que é a geração de leads
O lead é um potencial cliente que de, alguma forma, demonstrou interesse pelo serviço ou produto oferecido no seu site e, por esse motivo, disponibilizou seus dados pessoais para que você pudesse fazer contato.
Sendo assim, a geração de leads pode ser entendida como a estratégia utilizada para conquistar — de maneira natural — informações mais pontuais sobre o seu público-alvo.
A melhor maneira de fazer isso é criando materiais ricos como artigos, ferramentas de interesse do leitor, e-books, entre outros. Disponibilizando esses conteúdos para os seus leitores você os ajuda a esclarecer dúvidas e até a solucionar problemas contribuindo, inclusive, para tornar o seu site uma referência para ele dentro do setor.
Em troca do acesso completo a esses materiais, os visitantes do seu site precisam informar, por exemplo, nome, telefone e e-mail.
A geração de leads é um método eficiente para a prospecção de novos clientes. Afinal, com publicações que chamam a atenção do público você consegue obter dados preciosos. Vale considerar ainda que os leads podem ser utilizados também como uma forma de mensurar os resultados das suas publicações, por meio de visitações, cliques, e outras interações.
Veja um exemplo de geração de leads da Mainô, empresa de software para comércio B2B:
Porque toda empresa B2B precisa de geração de leads
Toda empresa B2B deve estar alinhada com as novas tecnologias de Marketing Digital se quiser continuar crescendo. Por isso, a geração de leads é tão importante, pois ela proporciona valiosas informações que podem ser utilizadas posteriormente.
Pense que, ao ter acesso aos dados de contato de um visitante que já demonstrou interesse pelo seu negócio, é mais fácil desenvolver um plano de ação junto à área comercial, e pensar em maneiras de contatar esse potencial cliente sem parecer invasivo (o que daria a entender caso sua empresa fizesse uma ligação sem prévia autorização, por exemplo).
Com um lead bem estruturado é ainda mais fácil criar uma relação de proximidade e, com isso, reafirmar a autoridade da sua empresa no segmento.
O alinhamento entre marketing e vendas também é importante para a geração de leads B2B
É importante considerar que, ao promover uma geração de leads eficiente, você terá em mãos informações importantes sobre possíveis clientes. Por isso, não basta, apenas, entrar em contato pensando em vendas, vendas e mais vendas.
É preciso alinhar junto à área comercial uma estratégia que tenha como objetivo construir uma relação de parceria entre a sua empresa e o público-alvo.
Pense que, se esse leitor receber uma ligação perguntando como ele pode ser ajudado, como foi a experiência dele no site e demais demonstrações de parceria, a sua empresa será mais bem vista — ao contrário de ligações com a intenção de apenas falar sobre os produtos ou serviços com os quais trabalham.
A principal dica aqui é: invista em uma comunicação mais aberta e perceba como os resultados virão mais rapidamente!
Muito interessante, não acha? Quer conhecer mais sobre o assunto e ainda conhecer dicas imperdíveis para a geração de leads B2B? Então baixe agora mesmo o e-book “21 idéias para geração de leads B2B” criado especialmente para lhe ajudar nessa jornada, e comece a conquistar novos clientes hoje mesmo.