7 estratégias de marketing digital para LinkedIn que ajudarão sua empresa a vender mais!
Fazer marketing no LinkedIn é uma excelente maneira de tornar a sua empresa conhecida e, com isso, aumentar as chances de fechar bons negócios.
Isso é possível por se tratar de uma rede social voltada especificamente para o mundo corporativo. É nela que empresas e profissionais criam e estabelecem bons relacionamentos, firmam parcerias, divulgam vagas, apresentam os seus serviços e muito mais.
Para se ter uma ideia do potencial dessa rede, segundo dados do próprio LinkedIn, são mais de 740 milhões de membros distribuídos em 200 países. Apenas no Brasil, são mais de 47 milhões de perfis ativos, considerando os pessoais e os profissionais.
E para justificar ainda mais quanto vale a pena fazer marketing no LinkedIn, a plataforma conta com mais de 55 milhões de empresas listadas no total. Ou seja, oportunidades de bons negócios B2B não faltam, concorda?
Para lhe ajudar nessa jornada, trouxemos 7 estratégias de marketing digital para LinkedIn que vão colaborar para divulgar a sua marca, produtos e/ou serviço e, com isso, contribuir para aumentar o seu volume de vendas.
Confira agora, em detalhes, cada uma dessas abordagens.
As principais estratégias de marketing no LinkedIn
Na nossa lista com as principais estratégias de marketing no LinkedIn estão:
- Crie páginas atrativas
- Aproveite as showcase pages
- Produza conteúdos regularmente
- Aplique técnicas de SEO
- Use outros canais para divulgação
- Tire proveito do LinkedIn Ads
- Analise os seus resultados
Crie páginas atrativas
Existem dois tipos de páginas no LinkedIn, uma voltada para a criação de um perfil pessoal e outra para o perfil da empresa, denominada Company Pages.
A página para criação do perfil pessoal é aquela na qual o profissional informa a sua trajetória de trabalho, experiências, formação acadêmica, cursos, especializações, entre outras informações.
Essas páginas também são utilizadas para compartilhamento de ideias, opiniões, notícias etc, o que também ajuda (e muito) a promover o networking.
Já a Company Page é a página da empresa. Isso quer dizer que o foco é apresentar o negócio, falar qual o seu ramo de atuação, que tipo de serviço é prestado ou produto vendido, bem como informações de contato.
A Company Page também é utilizada para divulgação de assuntos relacionados à marca, por exemplo, lançamento de um novo produto, parceria fechada com outros negócios, divulgação de eventos, entre outros.
Quando o assunto é marketing no LinkedIn a criação dessas duas páginas é essencial. A pessoal dará ao seu potencial cliente a ideia de quem você é, ou seja, o perfil de quem está negociando com ele; já a Company Page vai trazer todas as informações sobre o seu negócio.
Para que essa abordagem dê certo, é bem importante preencher com o máximo de informações possíveis, de maneira direta, profissional e relevante. Além disso, é fundamental considerar à parte visual, se atentando às fotos que serão usadas e à imagem de capa.
Aproveite as showcase pages
Uma showcase page é outro tipo de página empresarial no LinkedIn. No caso, ela serve como uma vitrine, e deve ser utilizada para apresentar os seus produtos e serviços de uma forma diferente.
Uma das vantagens das showcase pages é poder segmentar as divulgações, o que colabora para que os seus conteúdos cheguem até o seu cliente ideal.
Produza conteúdos regularmente
Mas de nada adianta ter páginas atrativas, bem elaboradas e não “movimentá-las”. Em uma estratégia de marketing no LinkedIn é imprescindível produzir conteúdos relevantes para o seu público e com frequência.
A ideia é trazer informações que sejam realmente interessantes para o seu público-alvo, que agreguem valor e que respondam aos seus principais questionamentos.
Porém, é preciso manter uma frequência nas postagens. Isso ajuda a engajar os seus leitores, divulgar a sua marca e atrair autoridade para a sua marca dentro do seu campo de atuação.
Aproveite e leia também: “A importância do marketing de conteúdo na retomada da economia”
Aplique técnicas de SEO
Mas a criação desses conteúdos envolve mais um ponto de atenção, que são as técnicas de SEO, que também valem na hora de criar as suas páginas.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em tradução literal, Motor de Otimização de Busca.
De maneira bem resumida, são estratégias aplicadas em sites, blogs, redes sociais, conteúdos, entre outros, que colaboram para que os motores de busca das plataformas de pesquisas (como o Google) encontrem e indiquem as suas páginas para os leitores.
O uso de palavras-chave é uma das principais técnicas de SEO. Por exemplo, se o seu negócio é uma empresa SaaS que vende CRM, as suas palavras-chaves podem ser “empresa SaaS CRM”; “CRM para empresa”; “o que é CRM”; “como usar CRM”, entre diversas outras.
Assim, ao criar as suas páginas e os seus conteúdos é bem importante considerá-las e distribuir de forma natural nesses locais.
Com isso, tanto no LinkedIn quanto nas plataformas de busca, as chances de os seus perfis serem encontrados são muito maiores.
Não deixe de ler: “Como fazer a otimização de site? Entenda a importância da otimização SEO”
Use outros canais para divulgação
Com tudo isso pronto, você pode ir além do LinkedIn e divulgar as suas páginas e conteúdos em outras plataformas ou redes sociais.
Por exemplo, use os links correspondentes e divulgue também no seu blog, ao enviar e-mails marketing, entre outras possibilidades.
E não se esqueça de deixar um link direto (geralmente é feito um ícone específico para essa rede social) no site da sua empresa. Isso ajuda a expandir ainda mais a sua estratégia de marketing no LinkedIn
Tire proveito do LinkedIn Ads
Todas as opções que apresentamos até agora são gratuitas e, para gerar retorno, é bem importante que você dedique uma parte do seu tempo a elas.
Mas se quiser aumentar ainda mais o alcance da sua estratégia de marketing no LinkedIn, uma boa opção é recorrer às campanhas pagas.
O LinkedIn Ads é uma ferramenta voltada para a criação e gerenciamento de campanhas e anúncios pagos dentro dessa rede social.
Assim como o Google Ads e do Facebook Ads, o LinkedIn Ads destaca os seus produtos, serviços e conteúdos, contribuindo para que mais pessoas visualizem.
Entenda tudo sobre essa opção no artigo: “Linkedin Ads: o que é e como anunciar no Linkedin?”
Analise os seus resultados
E para saber se a sua estratégia de marketing digital no LinkedIn está realmente dando certo, é fundamental mensurá-la.
A boa notícia é que o próprio LinkedIn lhe dá informações que ajudam nessa análise. A Company Page, por exemplo, traz dados sobre qual foi o alcance das suas publicações, as taxas de crescimento dos seguidores, dados demográficos e geográficos e muito mais.
Esses números são essenciais para analisar o que está dando certo na sua abordagem e o que precisa ser ajustado, a fim de alcançar os resultados pretendidos.
Motivos para fazer marketing no LinkedIn
Como você pôde ver, o LinkedIn tem um grande potencial de negócios B2B, o que justifica ainda mais a importância de investir em marketing digital nessa plataforma.
Para completar, é bem importante também que você saiba que essa rede social oferece uma solução específica para vendas, que é o LinkedIn Sales Navigator, que ajuda na geração de leads.E por falar em gerar leads qualificados para vendas, se quiser outras dicas e orientações tão boas quanto essa, baixe agora o nosso e-book “21 ideais para geração de leads B2B”. É grátis!