Como fazer e-mail marketing e planejar campanhas de sucesso?
E-mail marketing consiste no uso do e-mail como canal de comunicação entre uma empresa e seus clientes.
A proposta trás dessa forma de “conversar” com o público está a promoção da sua estratégia de marketing digital.
Com isso, você consegue não apenas apresentar aos seus clientes novos produtos ou serviços, mas também estreitar o relacionamento, engajá-los e, consequentemente, gerar mais vendas.
No entanto, não basta criar um e-mail e enviar a todo e qualquer contato que tenha. Além de ser considerado spam, essa abordagem compromete (negativamente) a imagem da sua marca e não atinge o público esperado.
Para bons resultados com o uso do e-mail marketing é preciso seguir algumas boas práticas.
Por que utilizar o e-mail marketing?
Com a chegada das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, muitos acharam que o e-mail se tornaria obsoleto. Porém, isso não aconteceu.
Segundo o Statista, entre outubro de 2019 e março de 2020, 58% dos usuários de internet no Brasil afirmaram ter enviado e recebido e-mails.
O mesmo site mostrou que, até 2017, já eram mais de 3,7 bilhões de usuários de e-mail por todo o mundo. Esse número também indica que esse vai continuar sendo um dos principais canais para realização de marketing digital.
Quais as vantagens do e-mail marketing?
Além de ser um meio de comunicação que continua em pleno uso, o e-mail marketing gera diversas outras vantagens para o seu negócio. Veja algumas das que mais se destacam:
- tem grande alcance e é facilmente consumido, pois pode ser lido de computadores, notebooks, celulares etc;
- você tem a certeza de que seu cliente vai receber a mensagem, diferentemente do que acontece com posts em redes sociais, por exemplo, que dependem de algoritmos;
- possui formato flexível, ou seja, você pode enviar textos, imagens, vídeos, entre outros;
- é altamente personalizável, permitindo separar seus clientes por grupos e enviar a cada um somente os conteúdos que são realmente relevantes;
- é de baixo custo, mas gera bom retorno financeiro;
- permite análise e mensuração, o que contribui para verificar se a sua estratégia de e-mail marketing está dando resultado ou se precisa de ajustes.
Quais ferramentas usar?
Por mais que seja simples digitar um e-mail e enviar, obviamente, quando esse é utilizado para marketing, requer alguns cuidados.
O primeiro é criar um conteúdo que seja atrativo, interessante, que chame a atenção — seja pelo título, texto ou imagens —, mas que também agregue algum valor ao cliente.
Além disso, é preciso que você otimize seu tempo de preparo e de entrega, e que consiga mensurar as taxas de abertura, cliques e outras estatísticas.
O melhor caminho para conseguir tudo isso é utilizando um software de e-mail marketing. Essa solução vai lhe ajudar a criar e-mails profissionais e a enviá-los de maneira rápida e padronizada.
O RD Station, por exemplo, é uma ferramenta completa que apoia a sua empresa de diversas formas, inclusive com o a automação de e-mail marketing. Essa ferramenta vai lhe ajudar bastante nessa tarefa, especialmente se estiver começando sua estratégia. Nós somos parceiros do RD Station, usamos a ferramenta e indicamos para todos!
O que você não deve fazer ao enviar um e-mail marketing?
O e-mail marketing pode ser utilizado para engajar, nutrir e educar seus leads, aumentar as vendas, promover conteúdos, produtos, serviços e muito mais.
Mas isso não quer dizer que você pode enviar e-mails a todos os contatos que tem, ou, ainda pior, comprar uma lista de e-mails pronta.
O e-mail marketing deve ser enviado apenas para pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse por sua empresa. Uma maneira de conseguir isso é criando uma landing page.
Além disso, é fundamental ter um bom planejamento a ser seguido, a fim de evitar enviar e-mails de mais, ou de menos e, com isso, perder boas oportunidades de venda.Nós, da PixDigital, ajudamos você a encontrar a melhor estratégia de e-mail marketing para sua empresa! Acesse nosso site e veja como!