Como fazer a otimização de site? Entenda a importância da otimização SEO
Otimização de site é um conjunto de estratégias que ajuda a melhorar o posicionamento das páginas nas plataformas de pesquisa web, como o Google.
Para isso, é utilizado o SEO (Search Engine Optimization, em português Otimização para Mecanismos de Busca), que são técnicas que contribuem para que as páginas de sites e blogs recebam destaque e sejam indicadas às pessoas.
Por exemplo, imagine que você está precisando fazer a manutenção do seu site, mas não sabe qual empresa pode lhe ajudar com isso.
Ao pesquisar esse termo na internet, várias empresas são indicadas, certo?
As que estão nas primeiras posições do Google são aquelas que têm as melhores estratégias de SEO. Logo, se destacam das demais e têm mais chances de conquistar novos clientes.
É esse o resultado que quer para o seu negócio? Então veja o que é preciso para conquistar as primeiras posições nas pesquisas.
Por onde começar uma estratégia de SEO?
O primeiro passo para começar a otimização de site é fazer um bom planejamento. Nessa etapa, você deve definir alguns pontos, entre eles:
- objetivo: tais como, aumentar o tráfego orgânico, gerar leads qualificados para vender mais, reduzir o custo com aquisição de clientes (CAC) etc;
- persona: determinar para quem é direcionada a sua estratégia.
Em seguida é importante escolher quais ferramentas serão utilizadas para lhe ajudar a fazer um diagnóstico da situação atual do seu site.
Essa etapa é importante para analisar se as suas páginas têm todos os recursos necessários para que o visitante encontre de maneira fácil tudo o que procura, bem como o tempo de abertura de cada uma delas.
Aqui, vale destacar que sites que demoram mais de 5 segundos para abrir são um prato cheio para o visitante desistir e procurar um concorrente!
Para conseguir essas e outras informações que vão lhe ajudar no processo de otimização de site, você pode usar soluções do próprio Google, tais como:
- Google Analytics: ferramenta que faz análise de dados, tais como quais são as páginas mais visitadas, canais que geram mais tráfego etc;
- Google Search Console: solução que facilita a comunicação entre o seu site e essa plataforma de pesquisa.
Quais fatores influenciam no ranqueamento?
Na hora de fazer a otimização de site é preciso considerar que diversos fatores podem influenciar no bom ranqueamento das páginas.
De modo geral, os que mais influenciam são:
- conteúdo relevante e de qualidade;
- definição e uso correto da palavra-chave;
- autoridade da página;
- SEO on Page.
Conteúdo relevante e de qualidade
Os conteúdos publicados no seu site e blog devem ser autênticos e contribuírem para solucionar as dúvidas e dores do seu público.
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Para um bom posicionamento, o Google faz uma “leitura” dos textos e considera questões como tamanho, qualidade, originalidade e posicionamento da palavra-chave.
Definição e uso correto da palavra-chave
A palavra-chave é o termo que o visitante digita na barra de pesquisa do Google para encontrar o que precisa.
No exemplo que demos logo no início deste conteúdo, a palavra-chave seria “manutenção de site”, ou “como fazer manutenção de site”, ou ainda “empresa que faz manutenção de site”.
Para um bom posicionamento é essencial identificar as palavras-chaves pertinentes ao seu nicho de atuação, bem como posicioná-las corretamente nas suas páginas, por exemplo, no título, ao longo do conteúdo, na URL etc.
Autoridade da página
Tudo isso vai gerar mais autoridade para as suas páginas, ou seja, o Google vai entender que o conteúdo publicado realmente pode ajudar seu público e, por isso, vai indicá-lo a quem pesquisar sobre o assunto.
Outro ponto que ajuda a alcançar esse objetivo é o tempo que um leitor permanece na sua página: quanto mais demora no seu site, mais chama a atenção do Google. Também por isso, conteúdos bem escritos e únicos são tão importantes.
SEO on Page
SEO on Page é a otimização do conteúdo propriamente dita.
Aqui, além dos fatores que citamos anteriormente sobre produzir bons conteúdos e usar corretamente a palavra-chave, é preciso também lançar mão de estratégias que englobam:
- uso de diferentes mídias, tais como imagens, áudios, vídeos etc;
- links internos (do seu próprio blog/site) e links externos (de sites parceiros ou de fontes confiáveis);
- Meta Título e Meta Descrição: que, resumidamente, são o título e a breve explicação do conteúdo que aparece na página do Google durante a pesquisa.
Como você pode ver, a otimização de um site engloba várias etapas. Por isso, pode ser necessário contar com a ajuda de quem é expert nesse assunto para conseguir os resultados esperados.Quer otimizar o site da sua empresa? Então entre em contato conosco!