Aprenda a criar um perfil de sucesso no LinkedIn e gere mais negócios e vendas!
Ter um perfil de sucesso no LinkedIn é uma tarefa relativamente simples, mas que pode fazer toda a diferença na sua carreira e no crescimento da sua empresa.
Vamos partir do princípio que o LinkedIn é uma rede social voltada exclusivamente para o mundo corporativo. Somente aqui no Brasil são mais de 47 milhões de perfis ativos, entre empresas e profissionais. Ou seja, boas oportunidades de networking e de negócios não faltam!
Criar um bom perfil é o primeiro passo tanto para quem deseja apresentar o seu trabalho ao mercado quanto para empresas que querem oferecer os seus produtos e/ou serviços.
Afinal, essa rede é utilizada para divulgação de vagas, o que é perfeito para quem busca novas oportunidades de trabalho, e também por empresas que querem encontrar bons parceiros de negócio. Também por esse motivo, a geração de leads B2B é um dos pontos fortes dessa rede social.
Mas quais seriam os segredos para criar um perfil de sucesso no LinkedIn e, dessa forma, se destacar dos concorrentes? Confira essa resposta agora!
9 dicas para um perfil de sucesso no LinkedIn
Se você deseja criar um perfil de sucesso no LinkedIn e, assim, alavancar a sua carreira e o seu negócio, siga estas dicas:
- use uma boa foto;
- escolha uma imagem para capa condizente com o seu segmento;
- utilize um título profissional;
- apresente-se adequadamente e use palavras-chave;
- deixe a sua URL personalizada;
- destaque as suas experiências profissionais e competências;
- produza os seus próprios conteúdos;
- interaja com outros perfis;
- mantenha o seu perfil atualizado.
Use uma boa foto
A montagem de um perfil de sucesso no LinkedIn começa com a escolha de uma boa foto. O motivo é que a imagem do seu rosto será o primeiro contato que empresas e potenciais clientes terão com você. Por isso, escolha uma que transmita profissionalismo e lhe identifique bem.
De acordo com o próprio LinkedIn, o tamanho recomendado para foto do perfil é 300 (l) x 300 (a) pixels.
Escolha uma imagem para capa condizente com o seu segmento
A imagem de capa é a que vai aparecer atrás da sua foto de rosto. A ideia é que ela reflita o seu estilo profissional ou faça menção ao seu ramo de atuação.
Caso não tenha uma imagem própria, por exemplo, a sua participação em algum evento, pode utilizar uma de um banco de imagens gratuito.
Para a imagem de capa ficar perfeita, deixe-a no seguinte tamanho: 1128 (l) x 191 (a) pixels.
Utilize um título profissional
Logo abaixo dessas duas imagens há um espaço para resumir qual a sua profissão, especialidade etc. Trata-se do seu título profissional. A dica é colocar o seu cargo inserido em uma frase de efeito, que ajude a “vender” você em poucas palavras.
Apresente-se adequadamente e use palavras-chave
Uma parte importantíssima da criação de um perfil de sucesso no LinkedIn é o campo “Sobre”. É nele que você vai efetivamente se apresentar, com um breve resumo das suas qualidades e experiências.
Não deixe de usar palavras-chave para ajudar outras pessoas e empresas a encontrarem o seu perfil!
Deixe a sua URL personalizada
A URL é o endereço que leva o leitor até o seu perfil no LinkedIn. É bem importante que você a deixe “amigável”, ou seja, que esse endereço seja formado pelo seu nome ou pelo nome da sua empresa.
Dessa forma, fica muito mais profissional para inserir essa informação em e-mails e currículos, por exemplo.
Destaque as suas experiências profissionais e competências
O LinkedIn vale também como um currículo virtual. Na aba “Experiência”, você deve inserir as empresas onde trabalhou e destacar suas atribuições, conquistas e colaborações.
Há também as abas “Formação acadêmica” e “Licenças e certificados” para você descrever suas especializações.
Produza os seus próprios conteúdos
Mas um perfil de sucesso no LinkedIn não se resume ao preenchimento de todos os campos e abas. Uma vez feito isso, é essencial se fazer presente nessa rede social.
A melhor, e mais indicada, forma de fazer isso é criando os seus próprios conteúdos. Você pode fazer publicações menores diretamente no seu perfil ou escrever artigos mais completos na própria rede, como se fosse em um blog.
Interaja com outros perfis
Somado a isso, não deixe de interagir com outros perfis, comentando e compartilhando informações e artigos, especialmente daqueles relacionados ao seu segmento.
E uma dica extra, e de ouro: jamais entre em discussões! Essa postura é totalmente inadequada e pode comprometer seriamente a sua imagem e a da sua empresa.
Mantenha o seu perfil atualizado
Por fim, não deixe de atualizar periodicamente o seu perfil no LinkedIn. Sempre que houver alguma mudança na sua carreira ou fizer um novo curso, registre! E se quiser ainda mais dicas de como aproveitar essa e outras redes para gerar novas oportunidades de negócio, baixe agora o e-book “21 Ideais para geração de leads B2B”. É grátis!