Gerar leads B2B está cada vez mais difícil? Confira 3 dicas para aumentar a captação de leads B2B!
Saber como gerar leads B2B é essencial dentro de uma estratégia de marketing digital. Essa abordagem é a garantia de que o seu time de vendas tem de oferecer o produto certo ao cliente ideal.
Não gerar leads qualificados deixa a sua equipe fica “perdida”, sem saber quem abordar para fazer oferecer os seus produtos ou serviços.
Trabalhando dessa forma há perda de tempo e de dinheiro, pois os esforços serão dispensados em um público que não tem real interesse naquilo que a sua empresa oferece.
Por outro lado, a geração dos leads certos engaja a equipe, motiva a buscar sempre mais e, claro, aumenta o seu volume de vendas.
Porém, os potenciais clientes B2B são um pouco diferentes do B2C. De modo geral, são mais complexos e requerem informações mais detalhadas, o que resulta em um processo de compra mais extenso.
Para otimizar essas etapas e garantir o sucesso das suas vendas, confira agora como gerar leads B2B realmente qualificados.
O que são leads?
Leads são pessoas ou empresas que demonstraram interesse no que o seu negócio comercializa, ou seja, é um potencial comprador.
De modo geral, essa intenção de compra é demonstrada disponibilizando para você algum dado que pode ser trabalho futuramente para estreitar esse relacionamento.
Por exemplo, você cria um e-book explicando todas as funcionalidades de um dos seus produtos. Um representante de determinada empresa acessa o seu site e, para baixar esse conteúdo, preenche um cadastro com nome, telefone e e-mail.
Com isso, entende-se que essa empresa tem interesse em saber mais sobre o seu produto para, quem sabe, futuramente, fechar negócio.
Assim, o termo “gerar leads B2B” consiste em criar ações que atraiam esses possíveis compradores, mostrando a eles quanto você está pronto para atendê-los e, ao mesmo tempo, extraindo informações importantes que podem ser trabalhadas pelo seu time de marketing e/ou de vendas para que a venda aconteça.
Por que investir na geração de leads?
A geração de leads é uma estratégia de extrema importância, pois complementa as outras formas que um futuro cliente tem de conhecer e fazer contato com a sua marca.
Por exemplo, um potencial comprador pode acessar o Google, ou mesmo chegar até a sua empresa por alguma rede social. No entanto, dificilmente você vai saber disso se não tiver uma ferramenta que lhe informe, concorda?
Sem essa informação, como fazer contato direto com ele para apresentar todos os seus diferenciais?
A criação de landing pages de alta conversão, uma das soluções essenciais para gerar leads B2B, vai garantir que o possível cliente encontre a sua empresa, deixe um “sinal” de que esteve nas suas páginas e que tem interesse nos seus produtos e serviços.
Com isso, você tem dados para trabalhar esse relacionamento e convertê-lo em mais um cliente para a sua marca, aumentando o seu volume de vendas e de faturamento.
Não deixe de ler “Geração de Leads: a estratégia para aumentar as vendas B2B”
Como gerar leads B2B qualificados? 3 dicas de ouro!
Agora que o conceito ficou mais claro, nada melhor do que saber como aplicar e aproveitar essa estratégia, concorda?
Infelizmente, muitas empresas ainda cometem erros na geração de leads B2B, tais como: não conhecer o perfil do cliente ideal, criar conteúdo genéricos, não mensurar os resultados, entre outros.
A fim de evitar que você também cometa essas falhas, trouxemos 3 dicas que vai lhe ajudar a realmente gerar bons leads para o seu negócio. São elas:
- Desenvolva uma boa estratégia de marketing de conteúdo
- Crie landing pages para os seus principais serviços
- Invista em mídia paga
Desenvolva uma boa estratégia de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é parte fundamental de uma estratégia digital para geração de leads. Isso porque será a qualidade dos conteúdos produzidos o que vai atrair interessados nos seus materiais.
Para isso, é bem importante criar textos únicos e otimizados em SEO. Aplicando essa técnica você consegue trabalhar em cima das palavras mais procuradas nos sites de pesquisa e conseguir boas posições de ranqueamento.
Aproveite e leia também “Como fazer a otimização de site? Entenda a importância da otimização SEO”
Crie landing pages para os seus principais serviços
As landing pages são excelentes também para divulgar os principais produtos e serviços da sua empresa. Por isso, uma boa ideia é criar uma para cada item comercializado.
Com essa abordagem você consegue de forma ainda mais pontual atrair o cliente certo para cada solução oferecida, e de uma maneira bastante dinâmica.
Invista em mídia paga
As mídias pagas são anúncios criados no Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e Instagram Ads.
Mais do que apenas divulgar os seus produtos, essas ferramentas contribuem bastante para gerar leads qualificados, pois destacam as suas landing pages das demais quando um potencial cliente realiza uma pesquisa voltada para o seu segmento.Quer gerar mais leads B2B com marketing digital? Então confira os nossos artigos no blog e maximize as suas chances de sucesso!