5 dicas para gerar leads qualificados para vendas
Descobrir como gerar leads qualificados é uma maneira de diminuir o seu ciclo de vendas, bem como de aumentar o seu faturamento.
Os leads qualificados, também chamados de Qualified Lead (QL), são potenciais compradores dos seus produtos e/ou serviços que têm o perfil do cliente ideal para a sua empresa.
Em algum momento da sua jornada de compra, esse lead demonstrou interesse na sua oferta e, ao analisá-lo mais de perto, você percebeu que ele tem todas as características necessárias para se tornar um cliente da sua marca.
Conseguir gerar esse tipo de lead contribui para que todas as suas estratégias e ações tenham mais e melhores resultados. Um dos principais motivos é que as suas abordagens serão bem mais direcionadas, o que vai ajudar na conversão.
Mas como fazer isso? Confira, agora, 5 dicas de como gerar leads qualificados para o seu time de vendas.
Como gerar leads qualificados
Para gerar leads qualificados que facilite a atuação do seu time de vendas e aumente as suas taxas de conversão, as nossas dicas são:
- conheça bem os interesses, dores e necessidades do seu público-alvo
- utilize boas “iscas” digitais
- crie conteúdos realmente interessantes
- qualifique os seus leads utilizando a técnica Lead Scoring
- invista em mídias pagas em diferentes canais
Conheça bem os interesses, dores e necessidades do seu público-alvo
Não há como gerar leads qualificados se você não souber o que o seu público-alvo precisa, concorda?
O princípio para atrair esse cliente em potencial para a sua empresa é justamente oferecer soluções que resolvam os seus problemas, e você só vai saber quais são se pesquisar a respeito.
Um dos primeiros passos para isso é criando a sua persona. Você também pode fazer pesquisas de satisfação com os clientes que já estão na sua base e, com isso, ter uma boa base do que essas pessoas e empresas buscam para o seu dia a dia.
Utilize boas “iscas” digitais
As “iscas” digitais são peças on-line que farão com que o lead entregue a você os dados que precisa para iniciar o contato.
Aqui, estamos falando de infográficos, e-books, vídeos exclusivos, entre outros, geralmente disponibilizados via landing pages, que permitem que você colete informações como nome, endereço, e-mail e telefone do lead em troca do acesso a esses produtos.
Dica de leitura “Confira os 7 principais erros que você não pode cometer na criação de Landing Page”
Crie conteúdos realmente interessantes
E para que essas iscas digitais realmente cumpram o seu papel, não basta que tenham um visual bonito.
Se realmente quer gerar leads qualificados, é fundamental que o tema abordado seja realmente de interesse do seu futuro cliente.
É nessa hora que entra o marketing de conteúdo, estratégia que faz parte do Inbound Marketing e que tem por objetivo atrair público para a sua empresa por meio da oferta de boas informações, disponibilizadas no seu blog, redes sociais etc.
Qualifique os seus leads utilizando a técnica Lead Scoring
Na técnica Lead Scoring são definidos critérios para qualificar os leads e, a cada um deles, é atribuída uma pontuação.
A ideia é que a soma desses pontos indique quais são os leads com maior potencial para se tornar clientes da sua empresa, otimizando, assim, os esforços da sua equipe.
Invista em mídias pagas em diferentes canais
As mídias pagas são outra excelente maneira de gerar leads qualificados. Uma das principais razões é que você pode investir na rede social onde o seu público-alvo está, por exemplo, no LinkedIn e, dessa forma, encurtar o caminho para a conversão.Quer outras dicas de como gerar leads qualificados para a sua empresa? Então baixe agora o e-book “21 Ideais para geração de leads B2B”. É grátis!