7 benefícios da automação de marketing para sua empresa
Fazer mais em menos tempo. Esse é um dos benefícios da automação de marketing. Afinal, essa forma de lidar com a estratégia de marketing digital da sua empresa ajuda (e muito) a eliminar os processos manuais e, com isso, a alcançar mais e melhores resultados.
Quando falamos em automação de marketing estamos nos referindo ao uso da tecnologia para automatizar diversas tarefas, por exemplo, o envio de e-mail marketing, o agendamento de posts em redes sociais, entre outras.
Fazer o marketing digital da sua empresa dessa forma ajuda a gerar mais leads e nutri-los adequadamente, de modo que tomem a sua decisão de compra quanto antes.
Mas os benefícios da automação de marketing também podem ser sentidos em outras etapas da jornada do cliente, inclusive no pós-venda.
Confira, agora, tudo o que a sua empresa tem a ganhar automatizando os seus processos de marketing digital.
Os 7 principais benefícios da automação de marketing
Os benefícios da automação de marketing para a sua empresa que mais se destacam são:
- Promoção da escalabilidade o seu negócio
- Aumento da produtividade da sua equipe
- Redução dos erros
- Redução do seu CAC
- Diminuição do ciclo de vendas
- Melhora do monitoramento de todo o funil de vendas
- Melhora da experiência do cliente
Promoção da escalabilidade o seu negócio
Escalabilidade de um negócio significa o crescimento da empresa, incluindo número de cliente e faturamento, sem gerar custos extras para alcançar esse resultado.
Ao automatizar as suas ações de marketing digital, ainda que precise investir em alguma ferramenta no início, uma vez feito isso, basta replicar os processos.
Aumento da produtividade da sua equipe
Outro benefício da automação de marketing é que essa estratégia evita que você, e a sua equipe, precisem monitorar e acompanhar cada um dos seus leads para engajá-los a avançar no funil de vendas.
Isso aumenta a produtividade do seu time, que pode se dedicar a outras tarefas que ajudem a empresa a crescer, bem como contribui para não perder nenhuma oportunidade de levar esse lead a outra fase.
Dica de leitura: “Saiba como planejar a gestão de leads da sua empresa de forma eficiente”
Redução dos erros
Uma pessoa pode se esquecer de enviar um e-mail, ou não perceber que determinado lead está pronto para evoluir no funil, mas uma máquina não.
Uma vez feita a programação da ferramenta utilizada para automatizar os seus processos, as chances de falhas reduzem bastante.
Redução do seu CAC
O CAC, Custo de Aquisição por Cliente, também tende a diminuir com a automação das ações de marketing da sua empresa.
O principal motivo é a replicação dos processos que citamos anteriormente, o que evita gastos extras para alcançar um número maior de clientes.
Diminuição do ciclo de vendas
Um dos benefícios da automação de marketing é que essa forma de atuação ajuda para que o seu lead seja nutrido adequadamente.
Com isso, nenhuma oportunidade é perdida, e as chances de diminuir o seu ciclo de vendas aumentam consideravelmente.
Melhora do monitoramento de todo o funil de vendas
A tecnologia da automação de marketing contribui para uma visão mais completa de todas as ações que estão sendo desempenhadas.
Dessa forma é possível, por exemplo, identificar pontos da sua estratégia que precisam de ajustes, o que ajuda a alcançar os resultados esperados.
Melhora da experiência do cliente
Além de entregar aos leads as informações certas para que esclareçam as suas dúvidas e tomem uma decisão de compra consciente, a automação de marketing também ajuda a estreitar a relação com os clientes que já estão na sua base.
Com isso, você consegue entregar a eles exatamente o que precisam, de acordo com a fase da jornada de compra que estão, aumentando a sua satisfação e melhorando a sua experiência.Quer saber outros benefícios da automação de marketing e como aplicá-la na sua empresa? Então baixe agora e gratuitamente o e-book “Automação de Marketing”