Confira os 7 principais erros que você não pode cometer na criação de Landing Page
As páginas de captura de leads, ou seja, as landing pages, são parte fundamental de uma boa estratégia de marketing digital.
Elas contribuem para que você obtenha dados importantes dos seus potenciais clientes que podem ser trabalhados e, dessa forma, resultar em novas conversões.
Ainda que se conheça a importância dessa ferramenta e o seu funcionamento, é essencial que ela seja utilizada da forma correta. Do contrário, não trará os resultados esperados.
Para te ajudar a obter o máximo com essa abordagem, trouxemos os principais erros na criação de landing page que você deve evitar a partir de agora.
Confira quais são e converta muito mais!
Os principais erros na criação de landing page
Você criou uma página de alta conversão incrível — ao seu ponto de vista. No entanto, não conseguiu atrair nenhum lead para a sua empresa. O que será que está acontecendo?
Bem, de maneira geral, muitas pessoas acreditam que criar essas páginas é fácil. Porém, há alguns erros na criação de landing page que nem sempre são percebidos, mas que geram forte impacto negativo na sua estratégia.
Veja quais são para não cair também nessa falha.
1. Não ter um foco
O objetivo das landing pages é entregar ao potencial cliente algum material rico que vai contribuir para que evolua na sua jornada de compra, por exemplo, um infográfico, um e-book etc. Em troca, ele fornece para você dados que podem ser trabalhados para aumentar as suas vendas.
Porém, se essa página traz muitas informações diferentes, se oferece mais de um produto, ou conta com vários CTAs (chamadas para a ação), pode distrair o leitor e fazê-lo desistir de preencher o formulário.
Por isso, é fundamental que a landing page tenha foco e que seja criada uma para cada objetivo.
2. Não ter um bom CTA
E por falar em CTA, é ele que vai determinar qual a próxima ação do seu potencial cliente. Por isso, utilize textos curtos e persuasivos para criar o seu.
Além disso, a mensagem deve chamar a atenção do leitor. Nesse ponto, um bom design também contribui bastante.
3. Criar formulários muito extensos
Não é no formulário da landing page que você vai conhecer cada detalhe do seu possível comprador. A ideia aqui é apenas coletar dados suficientes para realizar um contato posterior.
Por isso, nada de criar formulários longos que façam com que o leitor desista no meio do caminho. Nome, endereço de e-mail, telefone de contato e alguma observação resumida do problema costumam ser mais do que suficientes nesse primeiro momento.
4. Ter conteúdo em excesso
Outro ponto que não deve ser excessivo na criação de uma landing page é o conteúdo. O objetivo é justamente fazer com que o visitante baixe o seu material. Ou seja, se você entregar todas as informações logo “de cara”, dificilmente isso vai acontecer.
Por isso, crie um texto que estimule a curiosidade, explanando apenas os pontos principais e mais importantes. Isso ajuda bastante para que ele preencha o formulário para, assim, ter o conteúdo na íntegra.
5. Aparentar ser uma conversa de vendedor
Ao criar esse texto, tome cuidado para que não pareça uma “conversa de vendedor”. Ou seja, evite que seja comercial demais ou que sugira soluções mágicas que, na realidade, a sua empresa não pode atender.
6. Enganar os leitores
O erro na criação de landing page que acabamos de citar esbarra em outra questão, que é o sentimento que o leitor pode ter de estar sendo enganado — ou ser enganado de verdade.
Como isso pode acontecer? Simples! Por exemplo, basta dizer na sua página de conversão que ele terá acesso a um conteúdo completo sobre determinado tema quando, na verdade, receberá apenas uma explicação básica que pode facilmente ser encontrada na internet.
Atitudes assim comprometem muito a imagem da sua empresa e pode fazer com que esse potencial cliente não veja mais a sua marca com uma opção para resolver o seu problema.
7. Não contar com um layout responsivo
Por fim, é preciso pensar como tudo isso vai chegar até os visitantes.
Para isso, é fundamental considerar que, hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo com seus smartphones nas mãos. Esse, inclusive, se tornou uma das principais ferramentas para acessar a internet.
Assim, é imprescindível que a sua landing page tenha um layout responsivo, ou seja, possa ser aberta de diferentes dispositivos sem comprometer as suas funcionalidades.
Sites e páginas criados em WordPress podem ser a resposta para essa questão.Agora que você sabe de tudo isso, que tal aumentar as conversões com landing pages de alta performance para a sua empresa? Então entre em contato conosco agora!