Vendas B2B: aprenda as melhores técnicas para aumentar as vendas B2B
Precisando aumentar as vendas B2B e não sabe qual estratégia utilizar? Sem problemas!
A boa notícia é que existem diversas abordagens que podem lhe ajudar a gerar leads qualificados e, com isso, fazer com que a sua empresa venda muito mais.
Neste artigo trouxemos cinco das mais eficientes. Confira agora quais são e prepara-se para alavancar o seu negócio!
O que são vendas B2B?
As vendas B2B consistem em uma negociação entre duas empresas. A sigla é uma referência à palavra Business to Business, em português, Negócio para Negócio.
Ela difere da venda B2C (Business to Consumer ou Negócio para Consumidor) em diversos aspectos, começando pelo público-alvo.
Enquanto o foco das vendas B2B são empresas (ou seja, pessoas jurídicas), no B2C o alvo são consumidores finais (pessoas físicas).
Essa característica também influencia na abordagem, na linguagem utilizada, no modelo de marketing que será utilizado e, consequentemente, nas estratégias que serão aplicadas para aumentar as vendas.
5 dicas para aumentar as vendas B2B
Existem diferentes formas de aumentar as vendas B2B. No entanto, tudo começa com a qualificação dos seus leads, que são compradores em potencial dos produtos e/ou serviços comercializados por sua empresa.
Confira como fazer isso.
Invista em Inbound Marketing para gerar leads qualificados
Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, é uma estratégia na qual são utilizadas ferramentas on-line para atrair potenciais compradores para a sua empresa.
Dentro do Inbound Marketing você pode, por exemplo, criar um e-book que responda de forma bem completa algumas das principais dúvidas do seu público.
Ao preencherem a landing page para baixar o material, você terá acesso a dados importantes que podem ser trabalhados para qualificar esses leads.
Não deixe de ler este artigo: “Landing Pages de alta conversão: aprenda como criá-las!”
Faça marketing de conteúdo
Ainda dentro do Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é uma técnica bastante interessante para aumentar as vendas B2B.
Com a criação de artigos para postar no seu blog, você consegue educar e atrair público para a sua empresa.
Dessa forma, eles passam a ver a sua marca como uma referência dentro do seu segmento, e uma forte candidata a resolver o problema que têm no momento.
Entenda tudo neste artigo “Saiba como o marketing de conteúdo fará você vender mais!”
Utilize um sistema de automação de marketing
O marketing digital é composto por diversas abordagens, tais como envio de e-mail marketing, criação de links patrocinados, otimização do site, entre muitas outras.
É preciso planejar as estratégias que serão utilizadas, encontrar as melhores palavras-chave e, também, fazer a gestão dos seus leads.
Um sistema de automação de marketing, como o RD Station, faz tudo isso e lhe ajuda, por exemplo, a qualificar os leads com formulários, lead scoring e lead tracking e a distribuir
os leads para o vendedores.
Utilize um CRM de vendas
Ainda dentro desse cenário, para aumentar as vendas B2B é essencial ter um cadastro eficiente dos seus leads e clientes.
Dessa forma, é possível manter o funil de vendas organizado e acompanhar de forma mais pontual e precisa toda a jornada de compra e, assim, não perder qualquer oportunidade de negócio.
Para conseguir isso, o mais indicado é utilizar um CRM de vendas. Trata-se de um software que centraliza em um único ambiente todos os dados e informações dos seus clientes, contatos que foram efetuados e muito mais.
Anuncie no LinkedIn Ads
O LinkedIn é perfeito para quem quer aumentar as vendas B2B. Afinal, essa é uma rede social específica para empresas e profissionais.
Por isso, saber como gerar leads qualificados no LinkedIn é fundamental para fechar bons negócios.
Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de LinkedIn Ads, anúncios pagos que podem ser segmentados e, dessa forma, alcançar exatamente o público-alvo da sua empresa.
Agora nos diga, você já tentou alguma dessas abordagens? O que achou? Conte para nós. Deixe o seu comentário aqui neste post!