MRR e ARR: saiba como calcular e aumentar sua receita recorrente mensal e anual
As métricas são ferramentas de apoio essenciais para mensurar a saúde de um negócio. Nas empresas SaaS, quando o foco é fazer uma análise financeira, há duas que não podem ser deixadas de lado: MRR e ARR.
Enquanto a MRR faz a projeção do valor da sua receita mensal, a ARR identifica quanto a sua empresa pode faturar ao longo de um ano.
A maneira de calcular essas duas métricas SaaS é bastante simples, e o seu resultado pode gerar importantes insights para o crescimento da sua empresa.
Confira agora as fórmulas que devem ser usadas para chegar os resultados e, ao final, dicas de como aumentar as suas MRR e ARR.
O que é MRR?
MRR é a sigla para Monthly Recurring Revenue, ou Receita Mensal Recorrente. Essa métrica é utilizada para estimar o faturamento mensal da sua empresa SaaS.
Trata-se de uma das mais importantes métricas utilizadas por negócios que trabalham com negócios recorrentes, tais como os serviços de assinatura.
A MRR permite que você tenha uma visão do seu faturamento em curto prazo. Dessa forma, essa avaliação da receita recorrente mês a mês contribui para que, se necessário, você aplique estratégias que tragam resultados positivos rápidos.
Como calcular a sua Receita Recorrente Mensal (MRR)?
O cálculo para chegar ao valor da Receita Recorrente Mensal da sua empresa é bastante simples. Para obter o resultado, basta aplicar a seguinte fórmula:
MRR = (número de assinaturas ativas – número de assinaturas canceladas) x valor cobrado de mensalidade
Para ficar mais claro, vamos utilizar um exemplo. Imagine uma empresa cujo valor mensal dos serviços é R$ 50. Esse negócio conta com 100 clientes ativos, porém, ao longo do mês, 4 solicitaram o cancelamento dos serviços.
Aplicando a fórmula temos:
MRR = (100 – 4) x 50
MRR = 96 x 50
MRR = 4.800
Ou seja, a estimativa de receita para o próximo mês dessa empresa é de R$ 4.800.
Aqui, vale uma observação: caso a sua empresa cobre taxas de adesão, ou ofereça algum serviço extra que não componha do pacote mensal, é preciso tirar esses valores antes de calcular o seu Monthly Recurring Revenue.
MRR para contratos de fidelização
Há outra forma de calcular a Receita Recorrente Mensal de uma empresa. No caso, esse é especialmente direcionado para negócios que trabalhem com contratos de fidelização, ou seja, exigente um tempo mínimo de contratação.
Se esse for o seu modelo de negócio, você deve aplicar a seguinte fórmula:
MRR= (número de contratos ativos – número de contratos cancelados) x (tempo de contrato) x (valor do serviço)
Vamos usar os mesmos dados do exemplo anterior, incluindo apenas o tempo de contratação, para lhe ajudar a compreender melhor a aplicação dessa fórmula.
MRR = (100 – 4) x 12 meses x 50
MRR = 96 x 12 x 50
MRR = 57.600
Assim, o valor do Monthly Recurring Revenue dessa empresa, referente aos contratos de fidelização, é de R$ 57.600 por mês.
O que é ARR?
ARR é a sigla utilizada para Annual Recurring Revenue, em tradução literal, Receita Recorrente Anual, também conhecida como Faturamento Recorrente Anual.
Enquanto o MRR calcula a estimativa de faturamento mensal de uma empresa SaaS, a ARR mensura o faturamento que pode ser obtido no decorrer de um ano de atividades.
Por conta dessa característica, essa métrica ajuda a planejar ações e estratégias que contribuam para o crescimento do negócio em longo prazo e para melhorar os seus resultados anuais.
Como calcular o seu Faturamento Recorrente Anual (ARR)?
Assim como o cálculo da Receita Recorrente Mensal, o da Receita Recorrente Anual também é bastante simples.
Inclusive, para chegar ao valor da sua ARR é preciso, primeiro, calcular a sua MRR. Isso porque uma das fórmulas que pode ser aplicada para obter o valor da sua Annual Recurring Revenue é:
ARR = soma dos MRR do ano
Caso queira, há ainda uma segunda opção, que é:
ARR = (total de receita com assinaturas mensais) + (total de receita com upsell e novos clientes) – (total de receita perdidas com downgrades) – (total de receita perdida com churn)
Exemplificando, essa última fórmula poderia ser dessa forma:
- total de receita com assinaturas mensais: R$ 100.000
- total de receita com upsell e novos clientes: R$ 35.000
- total de receita perdidas com downgrades: R$ 5.000
- total de receita perdida com churn: R$ 2.000
ARR = (100+35) – (5 + 2)
ARR = 135 – 7
ARR = 128
Assim, Receita Recorrente Anual prevista para essa empresa seria de R$ 128.000
Como aumentar as suas MRR e ARR?
Os resultados da sua MRR e ARR não são os esperados? Sem problemas! Existem diversas estratégias que você pode utilizar para melhorar esses números.
Marketing de conteúdo e links patrocinados, por exemplo, são excelentes formas de gerar leads qualificados e, assim, vender mais.
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