Inbound Marketing: o que é, como funciona e como fazer?
Hoje em dia, uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes para o seu negócio é descobrindo o que é Inbound Marketing e aplicando essa abordagem.
Podemos dizer que Inbound Marketing é uma estratégia que faz propaganda da sua empresa de uma forma não invasiva. Isso acontece porque é o público que encontra a sua marca, e não o contrário.
O caminho para se tornar atrativo dessa forma é criando materiais específicos para responder aos questionamentos do seu público-alvo.
Assim, você atinge exatamente as pessoas que pretende, ou seja, aquelas que realmente irão se beneficiar com o que a sua empresa tem a oferecer, evitando perda de tempo ou de dinheiro.
Confira, agora, o que é Inbound Marketing e o que é preciso para colocar essa estratégia em prática.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing, também chamado de Marketing da Atração, é uma forma de divulgação do seu negócio que traz o público até você.
Se antes as empresas criavam peças de publicidade para chamar a atenção dos consumidores sobre os seus produtos e serviços, hoje, são esses mesmos potenciais clientes que vão atrás das marcas.
O princípio é simples: quando você precisa comprar algo, qual o primeiro lugar onde procura? Se falou em sites de pesquisa como o Google, saiba que a maioria das pessoas faz o mesmo, incluindo os seus futuros consumidores.
O Inbound Marketing coloca a sua empresa exatamente onde ela precisa estar quando esses possíveis compradores começam essa pesquisa. Isso a torna conhecida e a transforma em uma opção de compra para esses clientes.
Quais os principais benefícios do Inbound Marketing?
Mas só se entende de maneira completa o que é Inbound Marketing quando se conhece os seus benefícios — que são muitos!
O Inbound Marketing tem a vantagem de não ser uma forma de divulgação invasiva, ou seja, essa estratégia não interrompe a rotina ou o dia a dia do seu cliente para falar sobre os seus produtos e serviços.
Como é o consumidor que chega até você, as chances de criar um relacionamento mais concreto e duradouro aumentam, especialmente quando comparado a outras abordagens.
Além disso, as peças criadas para o Inbound Marketing são pontuais e direcionadas para um público específico. Com isso, você não perde tempo, nem dinheiro, tentando atingir as pessoas certas, pois todos os esforços são direcionados exatamente para o seu público-alvo.
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Como fazer Inbound Marketing?
O carro-chefe do Inbound Marketing é, sem dúvidas, o Marketing de Conteúdo. A criação de artigos para blog, para redes sociais, vídeos, bem como e-books, entre outras peças, é o caminho que deve ser utilizado para atrair o público para a sua marca.
Em outras palavras, a ideia é entregar aos leads e potenciais compradores as respostas que eles buscam para as suas dúvidas.
Com isso, a sua empresa também se posiciona como uma referência no segmento, e se torna uma das primeiras marcas a surgir na mente do público quanto esse precisa de algo relacionado ao seu ramo de atuação.
Mas como fazer Inbound Marketing? Os principais passos que você deve seguir contemplam:
- definir a sua persona, ou seja, o perfil do cliente ideal para consumir os seus produtos e/ou serviços;
- identificar a jornada de compra do seu cliente, a fim de entregar o conteúdo certo no momento certo;
- investir em marketing de conteúdo, criando peças que respondam aos principais questionamentos do público e ajude a tomar a decisão de compra mais rapidamente;
- investir em mídia paga, por meio de links patrocinados, tais como Google Ads, Facebook Ads; Instagram Ads e LinkedIn Ads.
Agora que você sabe o que é Inbound Marketing, que tal começar a sua jornada nessa estratégia? Baixe o e-book gratuito Introdução ao Inbound Marketing e conheça mais detalhes.