Conheça 6 rotinas de gestão comercial para turbinar as vendas B2B e fazer seu time bater as metas!
Uma boa gestão de vendas B2B é essencial para dar diretrizes quanto à atuação do seu time. Com isso, você consegue aumentar a produtividade, engajá-los e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.
Parte essencial do planejamento da gestão comercial de qualquer empresa, confira quais rotinas você pode (e deve) colocar em prática no seu negócio e não perca mais nenhuma oportunidade de venda!
6 rotinas de gestão comercial para colocar em prática
Entre as rotinas de gestão de vendas B2B que podem contribuir para o aumento no faturamento da sua empresa estão:
- revisão das metas e dos processos de vendas;
- alinhamento do time de marketing e de vendas;
- atualização constante do CRM de vendas utilizado;
- análise periódica dos motivos que estão levando à perda de vendas;
- treinamento do seu time com simulações;
- realização de reuniões semanais com a equipe.
Revisão das metas e dos processos de vendas
Estabelecer metas para o time de vendas é uma maneira de motivar a atuação desses profissionais. No entanto, é fundamental que essas metas sejam realistas e possíveis de serem alcançadas.
Quando isso não acontece, o time tende a se desmotivar, e alguns colaboradores podem até acreditar que não são aptos o suficiente para trabalhar nesse departamento.
Além disso, para uma boa gestão comercial, é bem importante que você analise os processos internos de vendas, a fim de verificar se estão surgindo “gargalos” que comprometam a evolução do fluxo.
Alinhamento do time de marketing e de vendas
Muitas empresas ainda não têm essa visão, porém, para uma boa gestão comercial, o trabalho do time de vendas deve estar bem alinhado ao de marketing.
Isso é necessário, por exemplo, para quando a equipe de marketing gerar leads qualificados, o de vendas estar pronto para levá-los à tomada de decisão.
O número de funcionários também impacta nesse resultado. Afinal, é bem importante gerar leads em uma quantidade que pode ser atendida pelo seu time, do contrário, a sua empresa pode perder várias oportunidades de vendas.
Não deixe de ler “Gerar leads B2B está cada vez mais difícil? Confira 3 dicas para aumentar a captação de leads B2B!”
Atualização constante do CRM de vendas utilizado
Um CRM é um sistema que permite reunir em um mesmo ambiente todas as informações sobre os seus leads e clientes.
Ele ajuda a, por exemplo, identificar em qual fase do funil de vendas o potencial comprador está e, com isso, aplicar ações que o levem a concluir a compra.
Entretanto, se esse sistema não for usado corretamente ou atualizado sempre que houver uma nova interação, o seu time de venda não conseguirá visualizar as novas oportunidades de negócios que estão sendo geradas.
Dica de leitura: “Aprenda como funciona o RD Station CRM de vendas e turbine o seu processo comercial!”
Análise periódica dos motivos que estão levando à perda de vendas
O que está levando a sua equipe a perder vendas: ferramentas obsoletas, processos demorados, falta de conhecimento sobre os seus produtos e/ou serviços para argumentar com os potenciais clientes?
Seja qual for o motivo, é preciso identificá-lo quanto antes e tomar as medidas necessárias para resolver a situação.
Treinamento do seu time com simulações
A capacitação constante do seu time é uma maneira de eliminar um dos motivos de perda de vendas que citamos anteriormente.
Um bom caminho para tornar esse processo interessante e atrativo é fazer treinamentos simulando situações reais que podem ser encontradas no dia a dia de quem trabalha com vendas.
Dessa forma, caso os seus vendedores se deparem com situação igual, saberão exatamente como agir e reverter o quadro a favor da sua empresa.
Realização de reuniões semanais com a equipe
Ouvir o que o seu time tem a dizer também é uma excelente maneira de aprimorar a sua gestão de vendas B2B. Uma das razões é que os profissionais podem dar insights valiosos de processos que podem ser melhorados.
Além disso, reuniões semanais contribuem para ajustar diversos pontos, tais como as metas individuais, sanar dúvidas, trocar experiências, entre outros.Quer outras dicas de como aumentar o seu volume de vendas? Então baixe agora o e-book gratuito Introdução ao Inbound Marketing