Inside Sales: o que é e como turbinar as vendas
Você sabe o que é Inside Sales? Essa forma de vender sem deslocar as equipes até os clientes gera diversas vantagens para as empresas, incluindo a redução de custos e a padronização do processo de vendas.
As chances de fechar bons negócios com essa metodologia também são bem maiores, pois o contato é feito apenas com potenciais clientes que já demonstraram interesse no que a sua empresa tem a oferecer, ao contrário do antigo modelo de telemarketing.
Mas como o Inside Sales é aplicado? Quais suas vantagens? Para entender melhor e alavancar as suas vendas, continue a leitura!
O que é Inside Sales?
Inside Sales é um modelo de venda no qual os vendedores não se deslocam até o cliente para apresentar produtos/serviços e fechar negócios. Nessa metodologia, o contato é realizado utilizando a tecnologia e outras ferramentas disponíveis, tais como ligações telefônicas e chamadas de vídeo.
Diferentemente do telemarketing, no qual o contato é feito em massa e sem identificar qual consumidor realmente está em busca do que a empresa tem a oferecer, no Inside Sales a abordagem é realizada somente após o consumidor apresentar algum interesse.
Esse primeiro contato do cliente com a marca pode ser através de um comentário nas redes sociais da empresa, preenchimento de um formulário no site e outros.
Como fazer Inside Sales?
Após o interesse inicial do potencial cliente (ou lead, como também pode ser chamado nesta etapa), a ideia é que a equipe de pré-vendas faça uma primeira ligação para qualificá-lo. Esse contato é importante para identificar seu real nível de interesse e de conhecimento sobre o produto ou serviço que busca.
Com a evolução da abordagem, o próximo passo consiste em agendar uma reunião por vídeo chamada para aprofundar a conversa e, se necessário, esclarecer outras dúvidas do lead antes de efetivar a venda.
Um dos pontos positivos desse contato virtual é que, se necessário, o vendedor pode rapidamente solicitar ajuda de outro profissional (por exemplo, da área técnica), para melhor orientar o cliente.
Aqui, é interessante ressaltar que, caso a reunião estivesse acontecendo de forma presencial, além do tempo de deslocamento do vendedor, ainda seria necessário disponibilizar mais um profissional, o que seria inviável para a empresa e para a logística de vendas, além de oneroso.
Quais os benefícios do Inside Sales?
Agora que ficou mais claro o que é Inside Sales, nada melhor que conhecer outras vantagens desse método. Por isso, trouxemos as principais e mais significativas para o seu negócio. Veja!
Redução de custo geral
Como mencionado anteriormente, o Inside Sales permite disponibilizar vários profissionais para melhor atender o cliente sem que, para isso, seja necessário o deslocamento. Isso gera para a empresa economia com transporte, refeições e outras despesas provenientes de reuniões externas.
Além disso, é importante também destacar a economia de tempo, já que não há horas desperdiçadas com trajeto, trânsito etc. Com isso, a equipe de vendas consegue abordar mais clientes, sem desgaste físico ou mental, aumentando a qualidade do atendimento e as chances de fechar as vendas.
Redução do custo de aquisição
O CAC, Custo de Aquisição por Cliente, refere-se a todos os valores gerados para conquistá-lo. Ou seja, desde gastos com campanhas de marketing, anúncios, horas de trabalho pagas aos profissionais e outras despesas.
O Inside Sales ajuda na redução desse índice ao evitar a necessidade de contatos presenciais. Com isso, no final do mês, o CAC da sua empresa estará bem menor do que o gerado com a abordagem antiga.
Aumento no volume de vendas
Lembra que falamos da economia de tempo? Pois então, com a metodologia do Inside Sales é possível vender mais também pela possibilidade de a equipe entrar em contato com um número maior de clientes — presencialmente, o contato se torna mais demorado justamente pelo tempo de deslocamento necessário entre um lead e outro.
O Inside Sales também ajuda com a chamada “receita previsível” ao identificar oportunidades de vendas com base no número de contatos efetivados, permitindo prever o faturamento e a taxa de conversão.
Agora que você sabe o que é Inside Sales, como fazer e todas as suas vantagens, acha interessante aplicá-lo na sua empresa? Conte para nós aqui nos comentários!