Aumentar as vendas: 5 dicas infalíveis para vender mais
Seja qual for o seu ramo de atividade, uma coisa é certa, buscar diferentes maneiras para aumentar as vendas é um dos segredos para ter um negócio de sucesso e que gere lucros reais.
A questão é que, por mais que saiba dessa necessidade, muitos empreendedores não conseguem identificar qual a melhor estratégia para fazer a empresa vender mais.
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas incríveis que, certamente, vão lhe ajudar. Quer descobrir quais são? Basta continuar a leitura!
1. Mostre o valor do seu produto
Preço e valor podem até parecer semelhantes, mas são dois pontos totalmente distintos e, quando o assunto é aumentar as vendas, é fundamental entender essa diferença.
Indo além das ofertas, para vender mais é preciso mostrar ao seu cliente o valor do seu produto, ou seja, os benefícios que ele terá com a aquisição. Ao deixar isso claro, o consumidor tende a pagar o preço (dinheiro) que está sendo cobrado sem maiores questionamentos, pois entende que a compra é algo que realmente resolverá seus problemas.
2. Gere leads
A geração de leads é essencial para manter a máquina de vendas funcionando, pois, sem leads qualificados, o time de vendas fica ocioso e sem oportunidades para trabalhar. Além disso, com uma boa estratégia de aquisição de leads, a equipe comercial investe tempo e esforços somente com pessoas realmente interessadas.
A melhor maneira de conseguir esses leads é dando a eles algo relevante, em troca de informações que podem ser trabalhados para fechar novas vendas. Um exemplo é a oferta de materiais ricos em sites e blogs (por exemplo, e-books) que respondam as dores desses consumidores e que, para serem baixados, o leitor precisa informar nome, e-mail e outros dados que sejam interessantes para a sua empresa.
3. Anuncie em mídias digitais
Estar presente no mundo virtual, há muito tempo, deixou de ser opção para se tornar algo praticamente obrigatório. A vantagem é que a internet é democrática, dando o mesmo espaço e a mesma oportunidade para empresas de todos os portes.
Uma das maneiras de estar na web, apresentar o que a sua empresa vende e, assim, aumentar as vendas, é por meio de anúncios.
Os Ads, ou links patrocinados, disponíveis no Google, Facebook, Instagram e LinkedIn, permitem alcançar o público certo, pois são facilmente segmentados, garantindo a criação de anúncios direcionados especialmente para o seu público, o que otimiza tempo e dinheiro.
4. Faça up-sell e cross-sell
O up-sell é uma estratégia que incentiva os clientes a adquirirem versões mais avançadas ou atualizadas dos produtos ou serviços vendidos por sua empresa. Já o cross-sell, também conhecido como venda cruzada, direciona para a compra de itens relacionados, mas de interesse do consumidor.
Como exemplo, podemos citar uma ida a um fast food, quando a atendente sugere o acréscimo de algum produto (mais queijo, ou mais bacon), ou o pagamento de uma pequena quantia a mais para trocar a compra de um combo médio por um grande.
Você pode aplicar esses dois conceitos sobre as suas vendas, de acordo com o que oferece a seus clientes.
5. Recupere clientes antigos
Consumidores que já tiveram contato com a sua marca e que, por algum motivo, não efetivaram a compra, ou clientes antigos, mas atualmente inativos, são ótimas oportunidades para aumentar as vendas.
A vantagem de abordá-los novamente está em, principalmente, já conhecerem seus produtos e serviços — muitas vezes, já sabem dos benefícios e até os preços. Com isso, pode-se dizer que você já tem “meio caminho andado”, o que auxilia muito na hora de fechar a venda.
Como pode ver, existem várias estratégias que ajudam a aumentar as vendas da sua empresa. Das mencionadas aqui, você pode aplicar uma por vez, ou várias simultaneamente. O importante é estar sempre em busca de melhorias para que o seu negócio se torne um verdadeiro sucesso!