Saiba como o marketing de conteúdo fará você vender mais!
Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair potenciais clientes para a sua marca. Também por isso, muitas vezes, é chamado de marketing de atração.
A proposta é criar conteúdos relevantes que serão disponibilizados nos canais on-line da sua empresa, tais como textos para blogs, posts em redes sociais, vídeos, entre outros.
É importante deixar claro que o marketing de conteúdo não tem como objetivo fazer propaganda direta do seu produto ou serviço. Assim, a ideia principal é chamar a atenção do público, respondendo às questões e dúvidas que esse eventualmente tenha.
Essa ação “chama” a pessoa para as suas páginas e, consequentemente, torna a sua empresa conhecida.
Como o Marketing de Conteúdo pode aumentar as suas vendas?
Imagine a seguinte cena: um consumidor está precisando adquirir um notebook. Porém, não sabe qual a configuração ideal para a sua necessidade.
Considerando isso, concorda que a primeira pesquisa dele não vai ser sobre os preços deste produto? Muito provavelmente, essa pessoa vai conversar com amigos e familiares, bem como fazer uma pesquisa na internet a fim de entrar na resposta que precisa.
É exatamente aí que entra o marketing de conteúdo! Ao fazer a pesquisa em sites como o Google, esse potencial cliente terá acesso a uma série de artigos que falam quais são as melhores configurações de notebook.
Ao clicar nos links vai encontrar a resposta que busca e, ao mesmo tempo, conhecer uma ou mais empresas que podem vender esse produto a ele.
Por isso, o marketing de conteúdo se tornou uma excelente maneira de aumentar as vendas: ele sana as dúvidas dos consumidores e, indiretamente, apresenta a sua empresa.
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O que é Inbound Marketing e qual a sua relação com marketing de conteúdo?
O Inbound Marketing consiste em uma estratégia dentro do marketing que utiliza de técnicas não-invasivas para atrair o consumidor.
Por exemplo, ao contrário dos comerciais de TV que aparecem no meio da programação sem que a gente queira, o Inbound Marketing só é aplicado quando a pessoa vai até ele.
Assim, o marketing de conteúdo está inserido dentro do Inbound Marketing. Esse conceito, por sua vez, tem a intenção de:
- atrair o público utilizando as peças que citamos anteriormente;
- converter, ou seja, transformar simples visitantes das suas páginas em leads;
- vender, o quer dizer fazer com que esses leads se tornem clientes;
- encantar, que consiste em manter o relacionamento com o cliente após a compra.
Qual a importância do planejamento na estratégia de conteúdo?
Como você pode ver, o marketing de conteúdo passa por diversas etapas: atrair, converter, vender e encantar.
Mas para conseguir que o seu cliente em potencial evolua nessa jornada, é fundamental que a sua estratégia esteja alinhada à necessidade dele.
Por exemplo, não adianta entregar um conteúdo que faça um comparativo entre diferentes empresas SaaS se o leitor nem sabe que o serviço que ele procura está relacionado a essa solução.
Por isso, o planejamento na estratégia de conteúdo é tão importante. Essa prática vai lhe ajudar a identificar o que precisa ser produzido, de acordo com o perfil do seu público-alvo e suas necessidades.
Dessa forma, você entrega a resposta certa, no tempo certo, e ajuda para que ele chegue até a decisão de compra efetivamente.
Achou o marketing de conteúdo uma estratégia interessante? Pois saiba que há muito mais a explorar sobre esse tema.Por isso, confira mais artigos sobre marketing digital e estratégias de vendas no nosso blog!