Landing Pages de alta conversão: aprenda como criá-las!
Se você quer vender mais, ter Landing Pages de alta conversão é fundamental.
Essas páginas de captura são a melhor forma para coletar dados de contato dos seus potenciais clientes, além de levá-los à aquisição de um produto ou serviço.
Por serem usadas para o fundo do funil de vendas, precisam ser bem trabalhadas para cumprir sua função.
Sendo assim, veja como otimizar suas Landing Pages e melhorar suas taxas de conversão!
Como funcionam as Landing Pages
Landing Pages são páginas criadas com o objetivo de capturar dados dos visitantes do seu site, em troca de algum material ou conteúdo que seja de interesse dele.
Esses dados, por sua vez, devem ser trabalhados por seu time de vendas, a fim de transformar esses simples visitantes em compradores da sua marca.
O modelo AIDA para o Marketing Digital
O AIDA é um modelo publicitário importante para quem pretende criar Landing Pages de alta conversão.
Elaborado por Elias St. Elmo Lewis, em 1899, trata-se de um acrônimo corresponde às palavras:
- Attention: Atenção
- Interest: Interesse
- Desire: Desejo
- Action: Ação
Lewis defende o princípio de atrair a atenção do leitor, manter seu interesse, criar um desejo e gerar uma ação.
O modelo AIDA é tão amplo que pode ser utilizado, além das Landing Pages, em várias etapas da comunicação, tais como:
- e-mail marketing;
- anúncios;
- blog posts etc.
Como usar o AIDA em Landing Pages de alta conversão
Em uma Landing Page você precisa criar uma chamada, falar sobre a sua oferta e levar o visitante para a ação final, certo? Logo, cada etapa do AIDA indica uma seção da sua página, da seguinte forma:
Atenção
Você conquista a atenção do seu leitor com títulos e headlines. Nessa etapa, o visitante deve ter seus olhos atraídos para a chamada da sua Landing Page.
Isso pode ser feito com uma proposta cativante, cores certas e formatos que ofereçam destaque para esse convite inicial.
Interesse
Agora que você já tem a atenção dessa pessoa, é o momento certo de fazer com que ela permaneça lendo o conteúdo.
Nessa parte você descreve o seu produto, apresenta os maiores diferenciais e faz a oferta, sustentando a proposta do título.
Desejo
Você precisa criar a vontade pela compra. Nesse ponto, podem surgir objeções por parte do leitor, por exemplo, não ter dinheiro ou tempo.
Para converter isso, crie um cenário cativante o seu visitante, levando-o a imaginar como seria sua vida se adquirisse a solução que você está propondo. Depoimentos dos seus atuais clientes ajudam bastante também!
Ação
Aqui seu lead qualificado apenas precisa decidir se vai agir ou não. Para que a resposta seja positiva, é preciso ter um bom Call to Action (chamadas para ação), como um botão para levar o produto ou para deixar informações de contato.
3 ferramentas para criar uma Landing Pages de sucesso
Existem diversas ferramentas que podem lhe ajudar a montar uma Landing Page que realmente conquiste os possíveis compradores. Confira 3 que vão colaborar nesse processo.
1. Optimizely
Se você quiser testar como a mudança de elementos pode influenciar sua página, o Optimizely é uma ferramenta bastante indicada. Isso porque ela faz o chamado Teste A/B, ideal para quem quer criar uma Landing Page do zero.
Você pode começar com o plano gratuito disponível, mas, se quiser, pode migrar para o plano pago que oferece ainda mais funções.
2. Instapage
O Instapage também oferece teste A/B que ajuda a melhorar suas taxas de conversão.
Essa é uma ferramenta de criação de Landing Page bastante responsiva, que permite arrastar e soltar elementos, além de editar facilmente apenas clicando sobre eles.
Solução bastante popular, é possível usar o plano gratuito (que é limitado), mas tem a opção mais simples com um valor acessível. A desvantagem é não permite grandes customizações das Landing Pages.
3. LeadPages
O LeadPages é uma das ferramentas mais utilizadas pelos time de Marketing.
O plano básico permite apenas criar a Landing Page. Já nos outros pacotes você pode incluir o teste A/B e as Lead Boxes (pop-up com chamadas para ação).
O editor oferece uma grande seleção de templates que permite classificar por taxa de conversão, porém nem todos não gratuitos.
Com essas dicas você já pode montar suas Landing Pages de alta conversão, aplicando o modelo AIDA e usando uma das ferramentas sugeridas aqui.Mas se quiser ainda mais resultados, veja como nós podemos ajudar você a criar Landing Pages de alta conversão para aumentar suas vendas!