Como aumentar a produtividade do time de marketing?
Manter, ou mesmo aumentar, a produtividade do time de marketing é um desafio comum aos gestores.
Por ser um setor que está constantemente se atualizando, precisa de pessoas engajadas, atentas às novidades do mercado, mas que também “vistam a camisa da empresa” para conseguir os melhores resultados.
Como manter sua equipe nesse nível de comprometimento e rendimento? É o segredo que vamos desvendar agora!
Aumentando a produtividade do time de marketing
Não basta selecionar os melhores profissionais. Para que a sua empresa consiga bons resultados nesse departamento é preciso manter a produtividade do time de marketing alta.
Afinal, o marketing é o setor responsável por levar a marca até o consumidor. Mas para isso, é preciso estudar seu comportamento, criar campanhas e abordagens atrativas e, ao mesmo tempo, estratégicas, entre outras funções.
Por vezes, o alto volume de tarefas ou de mudanças que acontecem nessa área pode desmotivar a equipe, comprometendo o rendimento.
Cabe aos gestores e líderes reverterem essa situação e manter a produtividade do time de marketing sempre elevada.
Veja estas dicas que separamos para lhe ajudar nesse desafio.
Alinhe os setores de venda e de marketing
Há ainda quem diga que marketing e venda podem ser considerados um único setor. No entanto, é importante salientar que esses são departamentos distintos, mas que se complementam.
O que muitas vezes acontece é a equipe de marketing se engajar para atrair e qualificar clientes, os chamados leads. Porém, quando esses são direcionados ao time de vendas para conclusão do processo de compra, esse potencial cliente é perdido.
Esse desalinhamento é um dos principais pontos de desmotivação do time. Por isso, um ajuste entre os gestores das duas áreas não apenas soluciona essa questão, como também ajuda a empresa a vender mais.
Utilize ferramentas adequadas
Não é raro encontrar empresas que estão criando seu primeiro departamento de marketing. Nesse período inicial, muitas tarefas acabam sendo feitas manualmente, o que demanda maior tempo dos colaboradores, além de possibilidade de erros.
Usar as ferramentas certas otimiza processos e diminui o tempo de execução das tarefas, aumentando a produtividade do time de marketing.
A boa notícia é que há muitas que podem ser usadas na versão gratuita e, conforme sua equipe for crescendo, basta trocar por uma mais completa. Veja algumas sugestões:
- Trello: ferramenta de colaboração utilizada para organizar projetos;
- Google Drive: serviço de armazenamento de arquivos em nuvem que podem ser compartilhados;
- Mlabs: ferramenta de gerenciamento de redes sociais;
- Slack: plataforma de mensagens instantâneas.
Ofereça cursos e treinamentos
Cursos e treinamentos são importantes tanto para o aprimoramento profissional quanto para o pessoal dos funcionários.
Por isso, é interessante que sua empresa ofereça aos colaboradores a oportunidade de aprender coisas novas, ou mesmo de reciclar conhecimentos.
Suprir essa necessidade de aprendizado que todo profissional tem ajuda a reter talentos, bem como permite sua aplicação no dia a dia para alcançar melhores resultados para o seu negócio.
Valorize seus colaboradores
A valorização dos colaboradores é outra forma de aumentar a produtividade do time de marketing. Isso porque, quanto mais valorizado pela empresa um profissional se sente, mais engajado e comprometido se tornará
Feedbacks sinceros, abrir espaço para ouvir sugestões, ou mesmo prêmios em dinheiro ou outros benefícios são algumas formas de estímulo que podem ser utilizadas.
No entanto, para que essa estratégia dê certo, é fundamental que todos esses recursos estejam alinhados com a cultura e objetivo da empresa.
Tenha o suporte de uma consultoria de marketing
Ainda que sua equipe seja formada por profissionais qualificados e com grande conhecimento, o suporte de uma consultoria de marketing pode ser necessário para trazer novos conceitos e diretrizes.
Ter o apoio de uma empresa especializada dá mais segurança aos colaboradores, ajuda a trilhar caminhos mais concretos e até reduz gastos, pois evita erros que precisarão ser solucionados posteriormente.Por isso, conheça nossos serviços e descubra como a PixDigital pode ajudar seu time de marketing a gerar mais resultados!