Os 11 melhores livros de marketing de todos os tempos
Ainda que a internet ofereça muita informação de forma acessível e rápida, conhecer os melhores livros de marketing é uma excelente maneira de aprender mais e, com isso, se aprimorar no tema.
Pensando nisso, trouxemos os principais títulos do segmento que todo profissional de marketing deveria ler.
Por que você deve ler os melhores livros de marketing?
Ryan Holiday, autor do livro “Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising” — em tradução livre: “Marketing de hackers de crescimento: uma cartilha sobre o futuro das relações públicas, marketing e publicidade” — disse que tudo o que conquista e mantém os clientes é marketing.
Mas para chegar a esse resultado, sabemos que existem diversos fatores. Por conta disso, é essencial que quem atua na área esteja sempre por dentro dos novos conceitos e estratégias.
Qual seria, então, o caminho para esse aprimoramento? Entre as diversas possibilidades está a leitura dos melhores livros de marketing! Veja nossas sugestões.
Administração de marketing
Dos autores Philip Kotler e Kevin Keller, o livro “Administração de Marketing” encabeça a lista dos melhores livros de marketing por ser um verdadeiro best seller, mesmo depois de 40 anos da sua publicação.
Kotler e Keller oferecem aos leitores uma base completa sobre o tema, começando pela explicação do conceito, passando por pontos importantes como análise de informações, posicionamento, entre outros.
Além disso, a obra foca em um ponto essencial do marketing: a inovação constante
Marketing 4.0
Também de Philip Kotler, passamos de um título publicado décadas atrás para um que faz menção à internet e ao crescimento do mundo digital atual.
Em Marketing 4.0, Kotler orienta os profissionais da área por esse importante caminho de mudança, ressaltando a necessidade de interações entre empresa e clientes tanto no on-line quanto no off-line.
As 22 consagradas leis do marketing
Equilibrando perfeitamente humor e seriedade, Al Ries e Jack Trout trazem para os leitores de “As 22 consagradas leis do marketing”, as empresas que mais se destacaram em seus segmentos e o que elas fizeram para ocupar essa posição.
Com essa base, os autores ensinam sobre as mais importantes leis do marketing — lembrando que quem não as segue, corre um grande risco de ficar fora do mercado.
A estratégia do oceano azul
Para W. Chan Kim e Renée Mauborgne, oceano azul é a criação de novos espaços para desenvolvimento de estratégias de marketing.
Após estudarem os discursos de 150 profissionais de segmentos diferentes, que tiveram tanto sucesso quanto fracasso em suas jornadas de marketing, os autores chegaram à conclusão que o ponto comum de estratégias bem-sucedidas era a criação de nichos.
Assim, as empresas que trabalhavam apenas dentro desse “espaço”, viam a concorrência como algo irrelevante e alcançavam melhores resultados.
A lógica do consumo
Martin Lindstrom foi votado como uma das pessoas mais influentes, em 2009, pela revista Time. Também por esse motivo, sua obra “A lógica do consumo” entra na lista dos melhores livros de marketing.
Nela, o autor mostra aos leitores como as atitudes e escolhas são influenciadas por fatores externos. Assim, com base no marketing, na neurolinguística e na ciência, Lindstrom ensina como entender as vontades e desejos dos clientes.
Hacking Growth
Em “Hacking Growth — A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido”, Sean Ellis explica a trajetória de crescimento de empresas como Airbnb e Uber.
O título entra na lista dos melhores livros de marketing por explicar ao leitor como aplicar os princípios do growth hacking, que são práticas de crescimento de um negócio baseadas em hipóteses e experimentos constantes.
Tração
Fundadores de diversas startups nos Estados Unidos, Gabriel Weinberg e Justin Mares trazem no livro Tração a ideia de que essa é a melhor forma para uma empresa iniciante ter sucesso. Para os autores, quando uma startup tem tração, é sinal de que ela está decolando.
A obra fala sobre 19 diferentes canais que as startups podem usar para formarem sua base de clientes, ou para fazer crescer a que já possuem.
O título entra na lista dos melhores livros de marketing ao considerar que esse conceito também pode ser aplicado em empresas de outros segmentos.
Armas da persuasão
Na lista dos melhores livros de marketing não pode faltar um voltado para vendas. Afinal, uma área está totalmente relacionada à outra.
O autor Robert B. Cialdini ensina os leitores a como persuadir, ou seja, como fazer com que uma pessoa acredite em algo. Para isso, ele utiliza princípios psicológicos que contribuem para que alguém diga “sim” para algo.
Além disso, a obra também orienta o que fazer para que você não seja uma vítima de persuasão.
Tribos — Nós esperamos que você nos lidere
A obra de Seth Godin, que escreve sobre empreendedorismo e marketing desde 1990, ressalta a importância da liderança nos processos e estratégias de marketing.
Na obra, o autor mostra que é a união dos membros de uma equipe que levam aos resultados, baseados também na postura e participação do líder.
DotCom Secrets
Tido como uma das referências mais importantes quando o assunto é funil de vendas, Russell Brunson não poderia deixar de estar na lista dos melhores livros de marketing com sua obra.
Abordando conceitos de marketing e marketing digital, “DotCom Secrets” traz aos leitores segredos sobre diferentes estratégias, bem como a definição e a aplicação do conceito “escada de valor”. Ou seja, para quem quer seguir o passo a passo, vale muito a pena a leitura.
Marketing digital para leigos
O objetivo da obra de Ryan Deiss e Russ Henneberry é ensinar como utilizar o Facebook e o Google para fazerem a sua marca crescer no mercado.
Para isso, os autores falam sobre automatização de produção, geração de tráfego, criação e monetização de lista de e-mails, marketing de pesquisa e mais.
Como você pode ver, a lista dos melhores livros de marketing contempla títulos tanto para quem está iniciando nesse setor quanto para quem já trabalha na área e quer se aprofundar no assunto.
Já leu algum desses títulos? Tem outro para sugerir? Divida com a gente aqui nos comentários!