Os 10 melhores livros de vendas de todos os tempos
Se você trabalha no ramo, possivelmente, deve estar sempre em busca dos melhores livros de vendas para aprimorar as suas técnicas.
Por mais que algumas pessoas ainda acreditem que vender é algo que se aprende na prática, ou um dom, é essencial estar sempre bem informado e adquirir novos conhecimentos.
Esse aprimoramento é importante, pois, cada cliente é um cliente, portanto, um desafio novo a cada atendimento.
Conhecer diferentes técnicas e abordagens ajuda a melhorar esse relacionamento que, por consequência, fará com que você venda mais.
Para lhe ajudar com isso, listamos abaixo os 10 melhores livros de vendas. Descubra agora quais são e torne-se um profissional mais preparado.
Quais são os melhores livros de venda?
A postura do consumidor frente a marcas e ofertas de produtos e serviços mudou visivelmente nos últimos tempos.
Cada vez mais exigente e conhecedor dos seus direitos e necessidades, é fundamental que a maneira de abordar e de vender também acompanhe essa mudança. Ir contra esse ajuste pode fazer com que você não alcance o volume de vendas que pretende para a sua empresa.
Um caminho para se adequar à nova realidade é aprimorando os seus conhecimentos. Além de toda oferta de conteúdo que pode ser encontrada na internet, saber quais os melhores livros de vendas é uma forma de descobrir novas estratégias.
Veja agora 10 melhores e mais indicados títulos que falam sobre vendas e que, certamente, irão lhe auxiliar.
Alcançando a excelência em vendas: SPIN Selling (Neil Rackham)
SPIN Selling é uma metodologia que visa o aumento no volume de vendas. Para isso, o vendedor atua também como um consultor, mostrando para o cliente soluções que, muitas vezes, nem ele sabe que precisa.
Para conseguir isso, são elaboradas perguntas baseadas na sigla SPIN: solução, problema, implicação e necessidade.
O criador dessa estratégia é Neil Rackham, que reúne todas as diretrizes no livro “Alcançando excelência em vendas: SPIN Selling”.
Na obra, Rackham orienta sobre quais perguntas devem ser feitas para atrair seu potencial cliente e a maneira como os questionamentos devem ser realizados, de modo que o atendimento se converta em mais uma venda.
Receita Previsível (Aaron Ross e Marylou Tyler)
Neste livro, os autores defendem a ideia de que as vendas não são provenientes de demanda ou de condições do mercado, mas sim de práticas e planejamentos.
Em Receita Previsível, Ross e Tyler ensinam técnicas de como você pode gerar leads qualificados constantemente.
A grande “receita” por trás disso leva três ingredientes básicos, segundo os autores: geração previsível de leads, uma boa equipe de desenvolvimento de vendas (que não necessariamente são vendedores) e um sistema constante de vendas.
Prospecção Fanática (Jeb Blount)
O título é longo: “Prospecção Fanática — O guia definitivo para iniciar vendas e encher o funil aproveitando ao máximo redes sociais, telefone, e-mail, texto e chamadas frias” e o conteúdo tão rico quanto.
Nesta obra, Jeb Blount aborda questões como: a regra dos 30 dias; a lei da familiaridade; soluções para prospectar por mensagem de texto, entre outras estratégias.
O autor também revela o segredo para aumentar o número de contatos, gerar mais reuniões que podem se transformar em importantes negócios e até como fazer para que os clientes liguem para você à procura de seus produtos e serviços.
A Máquina Definitiva de Vendas (Chet Holmes)
Chet Holmes defende a ideia de que um bom vendedor não precisa conhecer inúmeras técnicas de venda, mas sim investir naquelas que comprovadamente geram resultados.
Ainda segundo o autor, vender bem tem mais a ver com inteligência do que com trabalho árduo. Além disso, ele acredita que essa forma de agir beneficia não apenas vendedores, mas demais profissionais como advogados, empreendedores, entre outros que precisam manter um negócio.
The Sales Acceleration Formula (Mark Roberge)
Na lista dos melhores livros de vendas, “The Sales Acceleration Formula”, de Mark Roberge, é especialmente direcionado para quem precisa montar (ou ajustar) o time de vendas.
Roberge é o responsável pelo aumento extraordinário de vendas da Hubspot, empresa voltada para automação de marketing — de 0 para 100 milhões de dólares em receita, levando a empresa a ter uma valorização de 1 bilhão de dólares.
Com base na sua experiência de (grande) sucesso, o autor criou quatro estratégias que visam a montagem do time comercial dos sonhos:
- ter um modelo de vendedor bem-sucedido e fazer todas as contratações seguintes com base nesse padrão;
- sempre treinar os profissionais da mesma maneira;
- oferecer a todos os vendedores leads na mesma quantidade e qualidade;
- proporcionar condições para que todos trabalhem os leads utilizando o mesmo processo.
A Venda Desafiadora (Matthew Dixon e Brent Adamson)
Neste livro, os autores orientam que fechar uma venda já não se limita ao talento do profissional, ou à sua maneira de defender as qualidades do seu produto ou serviço.
Segundo Dixon e Adamson, o profissional que quer vender mais precisa “desafiar” o cliente. Ou seja, mostrar a ele quanto aquela compra gera benefícios para a sua vida ou empresa.
Para quem trabalha na área, o livro ajuda não apenas a aprimorar as técnicas de venda, mas também a modificar o comportamento durante os atendimentos.
A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)
Conhecido mundialmente como um dos maiores especialistas em vendas, Jeffrey Gitomer já teve outros títulos em primeiro lugar como best seller da Amazon.
Em “A Bíblia de Vendas”, Gitomer traz 10,5 mandamentos para que você alcance o sucesso real em suas vendas.
Além de orientações como pense, envolva-se e prove, o livro também reforça a importância dos vendedores de construírem boas reputações.
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)
O livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” entra na lista dos melhores livros de vendas por ser considerado um clássico, e leitura obrigatória, para os profissionais de vendas.
Publicado em 1936, e com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a obra ensina como se relacionar com as pessoas, característica essencial para profissionais desse ramo.
Além de diversas técnicas, o livro também traz experiências e situações vividas por Abraham Lincoln, Winston Churchill e Henry Ford.
Hipercrescimento (Aaron Ross e Jason Lemkin)
A proposta do livro é mostrar aos profissionais como uma empresa pode partir do zero para um crescimento acima do esperado.
Para isso, os autores descrevem as ações que precisam ser tomadas para chegar a tal objetivo. Começando pelo diagnóstico do que leva a empresa a ter um crescimento tão lento, chegando aos segredos do hipercrescimento e de como mantê-lo.
Como Vender Qualquer Coisa Para Qualquer Um (Joe Girard, Stanley H. Brown)
Reforçando a ideia de que nada substitui o relacionamento cliente-vendedor, o livro de Joe Girard e Brown fecha a nossa lista de melhores livros de vendas com maestria.
Abordando técnicas que ajudam a consolidar vendas e a abrir portas para muitas outras, os autores orientam sobre como vencer a resistência de um cliente, como transformar vendas perdidas em planejamentos vencedores e muitas outras abordagens.
Conclusão
Porém, por mais que seja útil e importante, apenas o conhecimento não basta. E por mais que agora você saiba quais os melhores livros de vendas, é preciso colocar em prática as sugestões apresentadas.Parágrafo
Além disso, outras abordagens, possibilidades, bem como o auxílio de profissionais de marketing digital podem fazer parte do segredo para que a sua empresa cresça e aumente os lucros verdadeiramente.Por todos esses motivos, veja aqui como a Pix Digital pode lhe ajudar a vender mais!