SaaS Marketing: o que é e como aumentar as vendas de software
O SaaS Marketing é envolto de vários desafios. Além da importância de criar ações que atraiam o público, é fundamental pensar em diferentes maneiras de fidelizar os clientes e os manter o maior tempo possível ligados ao serviço.
Seria possível conseguir isso? Quais estratégias de marketing podem ser aplicadas por uma empresa que trabalha com assinatura de softwares? Como mantê-la competitiva no mercado? É o que você vai descobrir agora!
O que é o SaaS Marketing?
O SaaS Marketing é um tipo de marketing pensado especialmente para empresas que vendem softwares por assinatura, ou seja, possuem o modelo de negócio de “software como serviço”.
A principal diferença dessa estratégia à aplicada em empresas de outros segmentos, é que essa visa não apenas atrair público, mas fidelizá-los pelo máximo de tempo possível — afinal, esse é um dos principais objetivos de uma empresa SaaS.
Por que é diferente de outros tipos de marketing?
O marketing para SaaS visa atrair potenciais clientes com maior probabilidade de se manterem fiéis ao produto por muito mais tempo. Afinal, nas empresas SaaS, quanto maior for o LTV
do cliente, maior será o lucro.
Além disso, ainda existe o desafio de criar estratégias de marketing para um produto que está em constante evolução. Afinal, os softwares sofrem atualizações com frequência. Um cliente que passa um ano assinando o serviço, certamente, terá diversas novas versões do programa durante esse período. Uma das propostas do SaaS Marketing é mostrar que a empresa está atenta a essas novidades e disposta a dividir com ele da melhor maneira possível.
Quais as melhores estratégias de SaaS Marketing?
Mas o que poderia ser feito para conseguir isso? Veja algumas das estratégias de SaaS Marketing que realmente trazem resultados.
Ofereça testes gratuitos
Tem maneira melhor de verificar se um software realmente é bom e se atende as necessidades do que testando? Mas antes de comprar para constatar a eficácia, obviamente, o usuário vai querer ter certeza se o investimento vale a pena.
Uma excelente estratégia de SaaS Marketing é oferecer um período gratuito para testes. O também chamado Free Trial pode ser a oferta de uma versão simplificada do software que antecede a aquisição da versão premium, ou um tempo pré-determinado (por exemplo, 30 dias) para o cliente experimentar o serviço na íntegra.
Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo deixou de ser opção e se tornou, praticamente, uma abordagem obrigatória para quem quer aumentar as vendas. O segredo aqui é lembrar que, hoje em dia, praticamente todos os processos de compra começam com uma pesquisa na internet.
Mas para que a sua empresa apareça nas melhores posições do Google é preciso criar conteúdos que realmente respondam as perguntas do seu público. Para isso você deve:
- definir seu cliente ideal e personas e produzir para eles;
- ter um site corporativo e um blog com bons conteúdos;
- ofertar materiais ricos para gerar leads, como e-books, guias, comparativos etc.
Lembre-se ainda que a internet oferece um amplo campo de marketing a ser explorado. Por isso, a sua empresa também pode se beneficiar muito:
- estando presente nas redes sociais;
- com o envio de e-mail marketing;
- através de anúncios patrocinados no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads, que geram leads diariamente.
Aposte nas parcerias
A ideia com essa estratégia de SaaS Marketing é fazer parceria com pessoas e empresas que falem com o mesmo público que você, mas que não são seus concorrentes diretos. Dessa forma, é possível alcançar novos potenciais clientes e, ao mesmo tempo, reduzir custos com divulgação.
Para isso, você pode lançar mão de influenciadores digitais ou do co-marketing, que é o compartilhamento de conteúdos ou materiais ricos que beneficia ambas as empresas envolvidas na proposta.
Mensure seus resultados
Por fim, é importantíssimo saber se todas essas abordagens de SaaS Marketing estão trazendo resultados para a sua empresa. A melhor forma de chegar a essa resposta é utilizando as métricas SaaS, mas para mensurá-las, é preciso ter um bom controle e fazer o lançamento correto dos dados.
Para lhe ajudar nessa etapa, criamos o Kit de Métrica SaaS. Nele, você encontra planilha prontas e completas que ajudarão a identificar com facilidade todos os resultadas da estratégia de marketing da sua empresa.Que tal experimentar? Clique aqui e baixe o seu kit agora mesmo!