10 estratégias de saas marketing para fazer sua empresa crescer
Com a constante evolução da tecnologia, todos os dias chegam novas soluções no mercado. E com isso, chegam também os desafios de fazer uma empresa saas crescer.
Neste artigo, elaboramos 10 estratégias de saas marketing, utilizadas por empresas de todo o mundo para promover crescimento sustentável. Está preparado? Então leia esse post!
1. Ofereça um teste gratuito (free trial)
Geralmente, as vendas no “mundo saas” acontecerem via inside sales, ou seja, sem um contato presencial com um vendedor, a venda é feita apenas por telefone ou videoconferência. Por isso, é importante (pelo menos no início), oferecer um teste gratuito por tempo limitado. Assim, o seu potencial cliente tem a possibilidade de experimentar o software sem compromisso.
Além disso, um free trial é uma excelente oportunidade de gerar interessados no seu software e um ótimo gancho comercial.
Se você trabalha com Saas B2B, sabe muito bem que, no mundo corporativo, as pessoas pensam muito bem antes de indicar uma solução. Afinal, ninguém quer que a indicação seja uma dor de cabeça no futuro.
2. Defina o ICP e personas
Um bom marketing exige saber quem são os clientes ideais. Por isso, a definição do perfil do cliente ideal (ICP) e personas são coisas muito importantes para iniciar ações de saas marketing.
Se você ainda dúvidas sobre esse assunto, clique aqui e assista nosso vídeo que explica com detalhe o passo-a-passo para definição de personas.
3. Tenha um blog corporativo
A tecnologia mudou a maneira como fazemos negócios e compramos. O consumidor (você e eu também estamos incluídos nisso) está mais informado do que nunca. Basta digitar no Google a informação que queremos e milhares de resultados aparecem em poucos segundos.
As empresas que ainda não possuem um blog corporativo, estão deixando muito dinheiro e oportunidades de negócios na mesa. Atualmente, a necessidade de criar uma “teia de conteúdo” em torno da da marca é inevitável.
Mas atenção, não basta ter apenas um blog corporativo, é necessário produzir conteúdo de qualidade para educar o seu mercado.
4. Crie páginas de comparativo
Uma maneira de diferenciar o seu software de tantos outros no mercado, é criar uma página de comparativo. Aos falar das diferenças entre o seu produto e o concorrente, você deixa o seu potencial cliente mais informado para tomar a melhor decisão.
Além do mais, se você conseguir um bom posicionamento no Google, ainda pode ganhar destaque toda vez que alguém pesquisa pela empresa concorrente. Legal né?
5. Faça co-marketing
Com o aumento da demanda por produção de conteúdo, as empresas encontraram no co-marketing a velocidade que precisavam. Afinal, a produção de conteúdo exige tempo (e muito!), por isso, se aliar a outros negócios que atendem o mesmo mercado mas que não concorrem entre si, tornou-se algo muito valioso.
O co-marketing pode ser feito em diversos formatos, desde a produção de vídeos, webinários, compartilhamento de materiais ricos, e tantos outros.
É importante encontrar bons parceiros que estejam comprometidos com o ganha-ganha.
6. Produza conteúdos ricos
Os conteúdo ricos são uma ótima pedida para gerar leads e construir um relacionamento prévio com potenciais clientes. Não se atenha muito ao formato que o conteúdo rico será produzido, o mais importante é produzir algo valioso para o seu público-alvo.
Busque produzir conteúdo o mais específicos possíveis, afinal, quanto mais abrangente for seu conteúdo, mais probabilidade de atrair pessoas fora do seu perfil de cliente ideal.
Pense nos desafios diários que o seu potencial cliente enfrenta, e produza algo que possa ajudá-lo a ter uma pequena vitória.
7. Gere leads diariamente com mídia paga
A geração de leads é o combustível para a máquina de vendas girar, por isso, é imprescindível gerar leads diariamente. Ao anunciar no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo, milhares de oportunidades se abrem para conquistar novos leads.
Os maiores saas do Brasil entendem a importância de mídia, por isso, investem com inteligência e mensuram o ROI.
8. Tenha uma boa nutrição de leads
O fato é que nem todos os seus potenciais clientes estão prontos para comprar, por isso, a nutrição de leads é tão importante para as empresas saas.
Segundo, Chet Holmes (autor do livro A máquina definitiva de vendas), apenas 3% do mercado está pronto para comprar. Logo, o mais inteligente é construir relacionamento prévio com os 67% do mercado que poderia estar interessado em seu software no futuro.
Uma boa nutrição de leads consiste em educar as pessoas sobre o seu produto, empresa, e mercado de atuação. Ao fazer isso, é provável que no momento certo, o prospect lembre da sua marca na hora de buscar e escolher um fornecedor.
Vamos a um exemplo prático para facilitar o aprendizado:
Uma empresa saas de CRM de vendas, poderia ter uma nutrição básica de leads nesta sequência:
Os conteúdos poderiam ser:
Email 1: X maneiras para aumentar a produtividade do time de vendas
Email 2: Como escolher um CRM de vendas para sua empresa
Email 3: Comparativo de CRM de vendas: seu software vs os concorrentes
Email 4: Faça um trial ou solicite uma demonstração em nosso CRM de vendas
Essa é uma sequência simples para quem está começando a nutrição de leads.
9. Trabalhe com influencers do seu nicho
O marketing de influência vem crescendo e não é atoa que as marcas estão investindo nesse tipo de marketing para aumentar seu alcance e ganhar a simpatia do público.
Independente do seu nicho de atuação, certamente há pessoas-chaves que lideram e são vistos como especialistas por outros profissionais e empresas da área.
No ecossistema saas brasileiro, vemos empresas como o ContaAzul que executa muito bem ações de marketing de influência com foco em contadores.
10. Construa cases de sucesso com seus clientes
Nada é mais convincente do que o depoimento genuíno de um cliente. Produzir cases de sucesso dos seus melhores clientes, é o tipo de conteúdo que pode ser usado tanto pelo time de marketing quanto em vendas.
Faça uma lista dos seus melhores clientes, e peça um depoimento em vídeo. Conte a história da empresa, os desafios, e como o seu software trouxe benefícios no dia-a-dia do cliente.
Como você pôde ler neste artigo, há muitas coisas que podem ser feitas para gerar crescimento em uma empresa saas. Independente do estágio que a sua empresa esteja agora, é importante iniciar o quanto antes a implementar cada uma destas estratégias.
Gostou desse artigo? Gostaria de sugerir algum ponto que não citamos? Deixe seu comentário =)Quer saber como mensurar se sua empresa SaaS está tendo lucro ou prejuízo? Baixe gratuitamente nosso Kit de Métricas SaaS.