O que é Inbound Sales? Descubra o novo modelo de vendas
Se o seu objetivo é vender mais, você precisa entender o que é Inbound Sales.
Trata-se de um conceito no qual sua empresa somente aborda prospects que estão dentro do perfil ideal de cliente. Ou seja, aqueles que atendem e demonstraram algum tipo de interesse na solução ou problema que você resolve com seu produto ou serviço.
O segredo do Inbound Sales está focar os esforços somente nos leads com maior probabilidade de compra e deixar que o marketing eduque, através de conteúdos, aqueles que ainda não estão prontos para serem abordados pelo setor comercial.
Quer entender melhor essa estratégia, suas vantagens e como aplicá-la à sua empresa? Basta continuar a leitura!
O que é Inbound Sales
Mas afinal, o que é Inbound Sales? O termo refere-se a uma estratégia de vendas na qual o time comercial não perde tempo fazendo ligações frias (cold calls) para leads que não demonstraram interesse prévio na solução oferecida por sua empresa.
Em outras palavras, ao invés de abordar o consumidor para falar sobre o que a sua marca oferece (mesmo sem saber se ele tem interesse), sua equipe somente depositará esforços em quem realmente apresenta chances de conversão, ou seja, de se tornar um comprador.
Diferenças entre Inbound Sales e Outbound Sales
Mas quando se está em busca de saber o que é Inbound Sales, é comum se deparar com outro termo: Outbound Sales.
Para deixar o entendimento mais fácil vamos utilizar um exemplo. Sabe quando você está em casa, assistindo um filme, e recebe um telefonema sobre a oferta de um produto? Isso é Outbound Sales.
Ou seja, é uma forma de venda na qual um possível cliente é abordado por uma marca, independentemente de ter interesse, ou não, pelo produto.
Além de gerar mais custos para a empresa — afinal, se gasta tempo e dinheiro nessas abordagens — as chances de conversão são poucas, pois o consumidor não está pronto para adquirir a oferta em questão.
No caso do Inbound Sales, como é o lead que vem até a sua marca, a possibilidade de vender é muito maior. Ele já conseguiu identificar o problema que tem, tem uma boa noção de como resolvê-lo e, o mais importante, sabe que a sua empresa pode ajudar nessa questão.
Principais benefícios do Inbound Sales
Com isso, já dá para perceber que um dos principais benefícios do Inbound Sales é aumentar as vendas.
Isso acontece porque a sua equipe de vendedores receberá apenas leads qualificados, ou seja, consumidores com real interesse de compra.
Também por esse motivo é essencial que o time de marketing caminhe junto: eles preparam e nutrem os potenciais clientes, e a equipe de vendas apenas finaliza o processo.
Mas há outras vantagens em aplicar essa estratégia na sua empresa. Veja abaixo as principais:
- aumento na produtividade das equipes, gerado pelo crescimento das conversões;
- maior poder de alcance na internet, incluindo a formação e o crescimento da sua autoridade digital;
- mais retorno dos recursos investidos para conversão.
Como migrar para o Inbound Sales
Para migrar para Inbound Sales, o primeiro passo é fazer a estruturação do seu funil de vendas.
Após, você deve definir qual estratégia será utilizada em cada etapa — no geral, as abordagens do Inbound Sales são a criação de conteúdos para blog, sites, redes sociais, landing pages, e-mail marketing, entre outros.
O segundo passo consiste em estruturar o seu processo de vendas. Aqui, a ideia é dar suporte ao lead durante toda sua jornada de compra. Por isso, essa etapa é dividida em 4 partes: identificação, conexão, exploração e aconselhamento.
O uso da tecnologia também é essencial para bons resultados com o Inbound Sales. Ferramentas de automação de marketing para programação de postagens ou e-mails, por exemplo, são de grande ajuda.
Além disso, são essenciais para que você consiga mensurar os resultados da aplicação dessa estratégia com mais precisão.
Mas é claro que a ajuda de uma equipe especializada, como da Pix Digital, torna os resultados do Inbound Sales ainda mais expressivos e reais. Quer vender mais? Então entre em contato agora e comece sua nova estratégia de vendas o quanto antes!