4 erros de e-mail marketing em empresas de software
Nem todo mundo está pronto para comprar da sua empresa no primeiro contato que tem com ela. Por isso, é tão importante nutrir os leads, ou seja, construir um bom relacionamento até que o potencial cliente esteja pronto para a aquisição.
A ferramenta mais utilizada para isso é o e-mail, no entanto, muitas empresas ainda falham na hora de utilizar esse recurso.
Quais seriam os principais erros de e-mail marketing cometidos? Como evitá-los, conquistar esses potenciais clientes e aumentar as suas vendas? É o que você vai descobrir agora!
Os principais erros de e-mail marketing
Ao contrário do que muitos pensam o e-mail não morreu. Quando o assunto é nutrição de leads então, ele se torna uma das principais formas de abordagem.
Apesar de parecer simples criar um texto e enviar via correio eletrônico para as pessoas, os erros de e-mail marketing são comuns e bastante impactantes, pois podem comprometer toda a estratégia e o relacionamento do público com a marca.
Veja abaixo quais são os mais cometidos e aprenda a evitá-los.
1. Não segmentar a lista de envio
A primeira regra do e-mail marketing é enviar conteúdos somente para quem autorizou, do contrário, seu contato pode ser considerado spam e comprometer negativamente a imagem da sua empresa.
Mas como conseguir essa “autorização”? O segredo é enviar e-mails apenas para quem já demonstrou algum interesse por sua marca, ou seja, que está propenso a comprar dela. Leitores do seu blog que baixaram um material rico, consumidores que entraram em contato através de algum canal de atendimento são bons exemplos.
Assim, a melhor forma de montar sua lista de e-mails é aproveitar o contato inicial do lead e jamais, em hipótese alguma, utilizar listagens compradas.
2. Não ter uma boa sequência de nutrição
Sabendo para quem enviar, é preciso se atentar ao que será enviado. Para não errar nesse ponto, o conteúdo das mensagens deve ser compatível com a fase da jornada de compra que o lead está.
Em outras palavras, seu potencial cliente precisa receber o e-mail certo, na hora certa, com linguagem adequada e informações e/ou ofertas que atendam ao seu momento e necessidades atuais.
3. Não fazer testes A/B
Os testes A/B são a melhor forma de descobrir o que agrada, ou não, seu público e o que ajuda a converter mais.
A ideia é utilizar um mesmo conteúdo, mas entregá-lo de formas diferentes. Por exemplo, um mesmo texto pode ter o layout do e-mail modificado, com cores e imagens diferentes, CTAs (call to action, ou chamada para ação) em posições distintas etc.
Mas é preciso acompanhar os resultados para identificar o modelo de e-mail marketing que mais engaja seus leads.
4. Não ter um planejamento de e-mail marketing
No entanto, para alinhar tudo isso e ter resultados positivos com a estratégia, é fundamental contar com um bom planejamento de e-mail marketing. Somente assim é possível:
- definir quais temas serão abordados;
- identificar quais etapas do funil de vendas estão sendo trabalhadas;
- mensurar a quantidade de e-mails disparados, garantindo que seu lead não receba informações demais (gerando perturbação) ou de menos (comprometendo o relacionamento);
- verificar em quais dias e períodos as mensagens estão sendo enviadas, podendo, inclusive, se beneficiar de datas importantes para o seu negócio.
A fase do planejamento é um dos erros de e-mail marketing mais negligenciados e comuns. Quando não elaborado corretamente logo no início, pode levar a um efeito cascata e comprometer toda a estratégia.Para evitar que você também cometa essa falha, criamos o “Planejamento de E-mail Marketing 2020”, que traz uma visão geral e completa dessa abordagem, facilitando a execução para que a sua empresa conquiste os melhores resultados. Que tal começar a planejar?